domingo, 25 de fevereiro de 2018

Ex-combatente da 2ª Guerra Mundial cultiva mais de 300 orquídeas: 'Escritório da vida'

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Nascido na Áustria, Luigi Telfser cultiva mais de 50 espécies diferentes há 40 anos em Votorantim. Soldado chegou no Brasil aos 36 anos fugido do exército de Adolf Hiltler.

Aos 92 anos, Luigi Telfser é um austríaco e ex-combatente da 2ª Guerra Mundial que cultiva um hábito que não lembra em nada a violência que viveu quando era jovem: a dedicação para orquídeas em Votorantim, no interior de São Paulo.

Luigi dedica mais de 40 anos às orquídeas e considera seu orquidário, no quintal de casa, o "escritório de sua vida", já que diz produzir suas maiores riquezas. São mais de 300 orquídeas de 50 espécies diferentes.

Luigi tem mais de 300 orquídeas em sua casa, em Votorantim (SP) (Foto: Reprodução/TV TEM )

No entanto, a vida nem sempre teve a beleza e a leveza das flores. Nascido na Áustria, ele veio morar no Brasil quando tinha 36 anos e, aqui, se casou, teve três filhos e cinco netos.

Antes de mudar, o ex-combatente viveu em meio a tiros e bombas: a guerra. Ele foi soldado do exército de Hitler.

"Hitler vendeu a gente para Mussolini e de um dia para o outro eramos italianos. Em 1944 , tinha 18 anos e fui chamado. Junto comigo foram cinco amigos do jardim de infância", diz Luigi sobre a época em que era combatente.
No meio das batalhas, Luigi viveu momentos tristes. O pior deles foi perdeu o melhor amigo de infância em uma mina de explosivos. Segundo ele, sofreu muita pressão do exército ditador. "Tem um menino que, de vez em quando, sonho com ele. Eu tinha ordem de matá-lo e não fiz."

Luigi foi forçado a ser combatente do exército de Hitler (Foto: TV TEM/Reprodução)

Luigi e os amigos conseguiram fugir do exército. "Pecisávamos roubar roupas nos varais para não ter nada do exército, ficamos quase 40 dias andando", lembra.

Após as andanças, chegaram na Iugoslávia, onde foram identificados como fugitivos. No país, passaram cinco meses na prisão até conseguirem sair.

"Aqui tem liberdade", diz Luigi sobre o motivo de gostar tanto de viver no Brasil.
Um espaço para o cultivo de orquídeas foi criado em homenagem a Luigi no Parque do Matão, em Votorantim. O local, no entanto, está temporariamente fechado por causa da febre amarela.

Assista: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/ex-combatente-da-2-guerra-mundial-cultiva-mais-de-300-orquideas-escritorio-da-vida.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim