terça-feira, 20 de março de 2018

Votorantim apresenta Plano Municipal da Mata Atlântica


Documento será debatido em audiência pública, nesta quinta-feira

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realiza nesta quinta-feira (22), às 19h, na Câmara Municipal, uma audiência pública para apresentar o Plano Municipal da Mata Atlântica. O documento reúne elementos para garantir a proteção da biodiversidade e dos recursos naturais, bem como a recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica na cidade.

O plano foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), em fevereiro de 2018. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Wilson Miramontes, com a elaboração e execução do Plano Municipal da Mata Atlântica, haverá uma gestão ambiental que irá impactar positivamente na qualidade de vida da população. "Isso auxilia o fortalecimento de todos em uma causa nobre, que é proteger, recuperar e aumentar a cobertura vegetal desse bioma", explicou.

As áreas de risco existentes em Votorantim encontram-se nos bairros Jardim Novo Mundo, Itapeva, Votocel, Vila Garcia e Vila Pedroso. Desse modo, a localização geográfica do município está entre as regiões definidas como prioritárias para restauração e incremento da conectividade do bioma, segundo o projeto do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A vegetação remanescente da Mata Atlântica apresenta 2.104 km² de cobertura vegetal nativa e ocupa, aproximadamente, 17,5% da área da Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Sorocaba e Médio Tietê, envolvendo 34 municípios.


Jornalista: Lucas Spirim 

A.I. PMV




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim