quinta-feira, 7 de junho de 2018

Editorial - Desafios e soluções

Jornal Cruzeiro do Sul

Depois de alguns dias em que circulou com um número reduzido de páginas na sua versão impressa, consequência da paralisação dos transportes que causou desabastecimento de papel, o jornal Cruzeiro do Sul voltou a ser publicado na última terça-feira com seu número habitual de páginas. Nessa edição, os leitores tiveram a oportunidade de conhecer algumas iniciativas importantes na área da educação ambiental em um suplemento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse suplemento, que contou com a participação de parceiros comerciais do jornal sempre dispostos em apoiar projetos importantes, como Grupo Votorantim, Saae e Toyota do Brasil, trouxe reportagens que mostram iniciativas de escolas públicas e particulares para a preservação do meio ambiente e projetos na área de saneamento básico da cidade.

Uma das reportagens mostra um projeto que merece elogios e é desenvolvido por uma professora de escola municipal localizada no Jardim Novo Horizonte, em Sorocaba. O trabalho sobre reciclagem de lixo dos alunos do 2º ano do ensino fundamental vem mudando a rotina dos estudantes de outras classes e até funcionários da escola. Depois de receberem noções de sustentabilidade, as crianças iniciaram a construção de lixeiras apropriadas para a separação do lixo produzido no local, atividade que contou com apoio da comunidade escolar.

Ficamos sabendo também nas páginas do suplemento de um projeto desenvolvido por uma Organização Não Governamental envolvendo seis escolas públicas estaduais de Votorantim que incentiva o plantio de árvores. O resultado vai aparecer em alguns anos quando as escolas e a cidade em geral estarão mais arborizadas. O suplemento também mostrou outra iniciativa de destaque que é a criação de hortas nas escolas daquele município, inclusive com a produção do próprio adubo, com o uso de minhocários doados pelo Instituto Votorantim.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo. O objetivo da instituição da data foi chamar a atenção da população mundial para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Foi a partir dessa conferência que começou uma mudança sensível no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo. Foi nessa ocasião também que começaram a ser estabelecidos os princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Dessa época para cá, foram registradas melhoras em algumas áreas e a população mundial percebeu que os recursos naturais são finitos, assim como a noção de que o homem pode mudar -- para pior -- as condições climáticas do planeta. Mesmo assim, os avanços foram limitados e o homem continua consumindo, entre outras coisas, combustíveis fósseis de maneira exagerada sem se dar conta das reais consequências dessa opção energética.

Neste ano, o objetivo da ONU Meio Ambiente é chamar a atenção para o consumo exagerado de produtos plásticos descartáveis que além de poluir os continentes, principalmente no entorno dos grandes centros, vem se transformando em perigoso lixo marinho. Estudos mostram que se esse problema não for solucionado com urgência, até 2050 teremos mais plásticos boiando nos oceanos do que peixes. Anualmente, segundo a ONU Meio Ambiente, são consumidas cinco trilhões de sacolas plásticas no planeta e a cada minuto são compradas um milhão de garrafas plásticas. A instituição informa ainda que metade do plástico consumido no mundo é descartável e todos os anos pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos, afetando pelo menos 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção.

As noções de reciclagem de lixo dos alunos da escola do Jardim Novo Horizonte e a prática de plantio de árvores e hortas dos estudantes de Votorantim mostram que há boas iniciativas sendo desenvolvidas em várias áreas. Crianças e jovens conscientes dos problemas ambientais serão multiplicadores de atitudes corretas, um caminho possível para enfrentar os desafios que ameaçam o planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim