sábado, 23 de junho de 2018

Etecs de Sorocaba e Rio Preto coletam mais de 1Ton de resíduos

 Do Portal do Governo

Etec de Votorantim é ponto de coleta de lixo eletrônico; em Santa fé do Sul, alunos competem para aumentar nível de reaproveitamento

Segundo a ONU, o Brasil é o maior gerador de lixo eletrônico da América Latina

Em Votorantim, na região de Sorocaba, a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Elias Miguel Júnior lançou na cidade um projeto permanente de coleta de lixo eletrônico. Por meio do “Descarte Green”, a população pode depositar na unidade computadores, monitores, acessórios, pilhas, baterias, celulares, televisores e outros equipamentos.

O projeto começou no início do ano passado e já encaminhou aproximadamente 600 quilos de materiais para destinação adequada até setembro, quando foi feito o último balanço.

Um contêiner instalado na escola armazena os materiais, que são encaminhados para reciclagem pela Sinctronics, parceira da Etec no projeto. Em contrapartida, os estudantes podem fazer visitas técnicas periódicas à empresa para aprender sobre o processo de reaproveitamento dos resíduos em escala industrial e integrado à cadeia de manufatura.

“Além de entenderem a importância da logística reversa para o meio ambiente, os alunos conseguem enxergar também uma oportunidade de carreira. Percebem que é necessário muito conhecimento tecnológico para coletar e transformar resíduos eletroeletrônicos em matéria prima e peças para novos produtos”, afirma Elieslei Barbosa, professor responsável pelo Descarte Green.

De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o maior gerador de lixo eletrônico da América Latina, responsável por 36% do descarte de equipamentos como celulares e computadores no continente.

Resíduo zero

Na região de São José do Rio Preto, estudantes da Etec de Santa Fé do Sul participaram da competição Sou resíduo zero. Estudantes de todas as turmas foram estimulados a produzir a menor quantidade de lixo no ambiente escolar e, ao mesmo tempo, coletar e levar à unidade mais resíduos produzidos em casa.

Ao todo, foram coletados 630 quilos de material reciclável, como plásticos, papel e alumínio – 230 quilos a mais do que na campanha do ano passado. Somente a turma vencedora arrecadou 95 quilos e gerou zero resíduo em sala de aula.

“A atividade tem um impacto muito grande na redução de lixo na escola. E o mais importante é que os alunos levam essa cultura de responsabilidade ambiental para casa, influenciando a família a descartar corretamente os resíduos domésticos”, comemora o coordenador pedagógico da Etec, Marcos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim