segunda-feira, 4 de junho de 2018

Parque do Matão reabre nesta terça-feira


Área para os visitantes foi ampliada e novas trilhas foram implantadas


Fechado aos visitantes desde o dia 2 de janeiro, o Parque do Matão "Jonas Domingues" será reaberto nesta terça-feira (5), às 14h, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O parque voltará a receber seus visitantes de segunda a domingo, das 8h às 17h.

O local ficou todo esse período com os portões fechados devido as mortes de 31 macacos bugios, sendo a última constatada no dia 25 de fevereiro. Dos macacos mortos, sete deles os laudos do Instituto Adolfo Lutz apontaram como causa o vírus da febre amarela.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Antônio Wilson Miramontes, depois desse período foi constatado que pelo menos três macacos bugios resistiram ao vírus. Ele lembra que não houve nenhuma morte dos macacos saguis. "Estamos preparando o espaço para que a população volte a fazer as visitas", diz.
Diante disso a Secretaria da Saúde cumpriu todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Nila Puglia, explica que o critério utilizado para a reabertura do espaço é o período de incubação do mosquito transmissor da febre amarela (sabethes e haemagogus), tendo em vista que cada um vive por aproximadamente 30 dias. "Com isso foram esperados três meses, ou seja, já está na terceira geração. Outro fator positivo é o fato de haver macacos habitando o parque", ressalta.
Miramontes faz questão de frisar ainda que o parque será aberto para receber os visitantes. "Aproveitamos esse período em que o parque ficou fechado para a ampliação do espaço de visitação e novas trilhas", conta. Com novas trilhas, pista de caminhada e academia ao ar livre em meio à natureza, o Parque do Matão voltará a ser uma excelente opção de lazer para todos os dias da semana, além de oferecer ainda um orquidário com diversas espécies.
Situado numa área de aproximadamente 63 mil metros quadrados, o parque conta com trilhas de caminhos abertos em meio à mata, que permitem o visitante a desfrutar de muita natureza. Administrado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), no local também são desenvolvidos programas de educação ambiental, além de receber escolas para visita monitorada.
O Parque do Matão, fica na rua Ângelo Delapasi, 117, no Parque Bela Vista e voltará a funcionar de segunda a segunda, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

Jornalista: André Reis
Fotos: Marcos Ferreira
A.I. PMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim