sexta-feira, 8 de junho de 2018

Poetisa Cecília Meireles inspira espetáculo infantil

Jornal Cruzeiro do Sul

Dindô-lê-lê é formada por Tânia Cristina dos Santos Boy e Silvana Carneiro - DIVULGAÇÃO

A vida e a obra da poetisa Cecília Meireles (1901-1964) serão compartilhadas com as crianças no espetáculo infantil "Cecília em Poesia" que será apresentado neste sábado (9), às 16h, na Biblioteca Infantil (rua da Penha, 673). A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Logo após o espetáculo, haverá oficinas de criação de poesias e ilustrações baseadas na obra de Cecília Meireles. A encenação é da Cia. Dindô-lê-lê e é enriquecida com bonecos de feltro e ilustrada por cantigas de roda da cultura popular brasileira.

De acordo com a musicista e professora Silvana Carneiro, que integra o grupo ao lado da professora universitária Tânia Cristina dos Santos Boy, trata-se de uma contação de história com aproximadamente 40 minutos de duração, com abordagem na biografia e nos poemas infantis escritos por Cecília Meireles "A gente quer mostrar que a poesia não está distante das crianças. Todo mundo pode rimar palavras. A Cecília começou aos 9 anos, escrevendo sobre coisas do dia a dia. É tentar criar uma identificação", afirma.

Ao final da contação de histórias, as crianças são convidadas a participar de oficina criativa, baseada na obra infantil de Cecília. "As que ainda não sabem ler poderão pintar e aquelas que já são alfabetizadas poderão construir suas próprias rimas", diz Silvana. "Não é só para as crianças, mas para a família toda", complementa.

A iniciativa foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura, no edital de estímulo à leitura em bibliotecas municipais. O espetáculo foi apresentado nas bibliotecas de Votorantim e Itu e hoje está sendo realizado em Porto Feliz. Depois de Sorocaba, o projeto terá encerramento no dia 15 em Porangaba.

A Cia. Dindô-lê-lê é formada por Silvana Carneiro, professora de música, formada em piano no Conservatório Musical e Artístico Carlos Gomes de Marília e especialista em musicalização infantil; e Tânia Cristina dos Santos Boy, doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP, coordenadora dos cursos de licenciatura em Artes e professora da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim