segunda-feira, 17 de setembro de 2018

História de socorrista que sobreviveu após ser atropelado duas vezes durante trabalho vai virar livro

Por Matheus Fazolin, G1 Sorocaba e Jundiaí

Rogérico Pecht ficou mais de seis meses internado. Amigos e outras vítimas do acidente devem participar da obra, que deve ser lançada no primeiro semestre de 2019.

Casal aguardou meses após acidente para conseguir realizar a cerimônia de casamento — Foto: Paulo Augusto/EPTV

Um acidente que tinha tudo para terminar em tragédia mas acabou tendo muito mais do que o tão esperado "final feliz". A história, que envolve casamento e aprendizado, vai virar um livro na visão da jornalista e esposa do "personagem principal". A narrativa vai apresentar a jornada de Rogérico Pecht, socorrista que foi atropelado duas vezes durante trabalho e, após meses internado, sobreviveu ao acidente.

A jornalista Ana Paula Oliveira conta que a fase de produção começou recentemente e que o lançamento do livro, intitulado "Força para viver: uma história de milagre e superação", deve ficar para o primeiro semestre de 2019.

"Como estávamos focados na saída de Rogérico do hospital, começamos o livro agora. É uma coisa que queremos fazer com calma, vai ser a nossa 'menina dos olhos'", conta.

Ana esteve ao lado do marido durante todo o processo de tratamento e internação, que começou em janeiro e segue até hoje. Com o passar dos dias, o amor e o cuidado deram lugar à inspiração.

"Durante o tratamento, passamos por um acompanhamento psicológico juntos e, em uma das sessões, a nossa psicóloga aconselhou escrevermos um livro contando a história", lembra Ana.
O primeiro capítulo desta história – que o G1 já deu "spoiler" sobre o final – começa com a noite chuvosa do dia 20 de janeiro de 2018, data em que Rogérico estava trabalhando e, junto com outros quatro colegas, foi atropelado.

Ele foi atingido duas vezes por veículos diferentes e ficou hospitalizado por seis meses, chegando a ficar em coma e passar por diversas cirurgias. Outra socorrista, Liliane Brito, morreu no acidente.

Em entrevista ao G1, o casal afirmou que médicos, amigos e as vítimas que também se recuperaram do acidente serão convidados a contar parte da história. "O milagre foi uma das motivações para decidirmos compartilhar nossa história", diz Ana.

A jornalista relembra que todos os médicos pelos quais Rogérico passou o "desacreditaram" e eram unânimes em dizer que o caso dele foi especial por ter sobrevivido.

"Queremos mostrar que é possível se recuperar de um acidente tão grave. Às vezes, a recuperação é lenta e pode desanimar a pessoa, por isso precisamos contar nossa história", explica.
Já o protagonista da obra confessa que nunca imaginou ter sua vida retratada em um livro. "Fiquei surpreso com a ideia, nunca passou pela minha cabeça", revela.

"Não queremos nos exibir ou ganhar dinheiro, queremos que famílias aflitas possam conhecer a fundo uma história que tinha tudo para ser triste e teve um final feliz", completa Rogérico.

Mais um capítulo na história
Em uma de suas primeiras entrevistas ao G1, Ana Paula comentou que estava de casamento marcado com o noivo, mas o acidente impediu a cerimônia, que seria realizada em abril, de acontecer.

"Ainda não sabemos quando iremos casar, não temos previsão", disse Ana, em janeiro deste ano.

Porém, a data mais especial da vida do casal chegou antes do que o esperado. Ana e Rogérico se casaram no dia 1º de setembro, na Igreja Anglicana Santa Mãe de Deus, em Votorantim (SP).

"Foi emocionante demais. Ninguém conseguiu segurar o choro quando viu Rogérico entrando de cadeira de rodas na igreja, todos vibraram por nós, lembra Ana.

O socorrista ainda está em fase de recuperação, anda com dificuldades e depende de cuidados de home care e ambulância para sair de casa, mas se esforçou para o sonho se tornar, finalmente, realidade.

"Fizemos tantos planos e nada aconteceu da forma que tínhamos planejado. Em nenhum momento passou pela minha cabeça que o Rogérico entraria na igreja em uma cadeira de rodas, mas isso serviu para mostrar a nossa força e a união da nossa família", conclui Ana, emocionada.

Ana Paula será a responsável por escrever o livro sobre socorrista de Sorocaba — Foto: Arquivo Pessoal

Rogérico está em casa desde julho e conta com cuidados de home care — Foto: Ana Paula de Oliveira/Arquivo Pessoal

Ana e Rogérico antes do acidente em janeiro deste ano em Indaiatuba (SP) — Foto: Reprodução/Facebook

Ana e Rogérico se casaram em Votorantim (SP) — Foto: Arquivo Pessoal



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim