sábado, 18 de maio de 2019

Problema com pneus usados na cidade próximo de ser sanado

A Tribuna
Mato Grosso
Por Roberto Nunes

Com serviço, a cidade está ficando mais limpa, evitando problemas do acúmulo de água e, consequentemente, a proliferação do mosquito da dengue


Triturador de pneus em empresa no Minidistrito de Vila Operária – Roberto Nunes/A TRIBUNA

Empresário Cledison Moreira de Morais, que atua no setor de trituração de pneus velhos na cidade – Roberto Nunes/A TRIBUNA

A problemática dos pneus inservíveis em Rondonópolis está próxima de ser sanada de vez. Somente no último ano foram triturados aqui mesmo na cidade mais de 300 mil pneus recolhidos de distribuidores, revendedores de pneus novos, usados e recauchutados, borracharias, prestadores de serviços e demais segmentos que manuseiam pneus inaproveitáveis.
Conforme o empresário Cledison Moreira de Morais, que atua no Minidistrito Industrial de Vila Operária com uma indústria de trituração e destinação correta de pneus, a única existente em Rondonópolis, uma empresa voltada para a trituração de pneus velhos era necessária na cidade. Ele explica que os setores que trabalham com o produto, seja novo ou recuperado, já têm a rotina de destinar o descarte para a sua empresa, que oferece o recolhimento gratuitamente do produto nos estabelecimentos.
“Já recolhemos quase todos os pneus velhos e depositados nas empresas da cidade. Nós tínhamos um depósito de 600 metros quadrados que era lotado e esvaziado de acordo com a trituração. Hoje não estamos mais conseguindo enchê-lo. Agora vamos começar a receber pneus inservíveis de outras cidades para continuar o nosso trabalho”, disse Cledison Moreira.
“Os pneus recolhidos na cidade quando chegam aqui são picados e mandados para a cidade de Votorantim, estado de São Paulo, para alimentar as caldeiras na fabricação do cimento. Uma pequena parte do descarte é usada aqui em Rondonópolis pela nossa empresa, na fabricação de sola e salto de botina, cinta para fabricação de sofá e manilha de borracha. Aqui são triturados uma média de mil pneus por dia, com isso, a cidade está ficando limpa, evitando problemas do acúmulo de água e consequentemente a proliferação do mosquito Aesdes Aegypti que tramite doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus”, ressaltou o empresário.
Ele explica que a capacidade de sua indústria é a trituração de 30 mil pneus ao mês, mas agora como foram recolhidos os estoques de pneus velhos das empresas, ainda dá para manter uma média de recolhimento e trituração de 15 mil pneus ao mês, mas para atingir a sua capacidade máxima irá receber o material de outras cidades.
“Além disso, acredito que ainda existam pequenas quantidades de pneus em pequenas empresas e até residências. Este material pode ser entregue na nossa indústria e se for em quantidade acima de 50 unidades nós buscamos no local”, externou. A pessoa que quiser destinar o produto à empresa poderá entrar em contato pelo telefone (66)99603-5835.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim