Cruzeiro On Line
Notícia publicada na edição de 03/02/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A
Saae finalizava serviços quando o emissário
não aguentou a pressão e se rompeu novamente
Créditos: Fábio Rogério
Trinta por cento da cidade de Votorantim está sem o abastecimento de água pelas próximas 48 horas. Ontem à noite, enquanto técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) finalizavam os reparos finais para conter um vazamento na adutora que liga a Estação de Tratamento de Água Central, na Chave, ao reservatório do Parque Bela Vista, o emissário não suportou a pressão colocada em carga, rompendo-se por completo. Dessa forma, ficarão sem água os bairros Parque Bela Vista, Vossoroca, Mirante dos Óvnis, Jardim Clarice, Santos Dumont, Jardim Tatiana, Green Valley, Novo Mundo, Primavera e toda a região do Jataí.
A Prefeitura pediu a compreensão da população, e solicita que os munícipes economizem a água que reservaram desde a paralisação do abastecimento, ocorrido na segunda-feira, quando a tubulação de 300 milímetros e sua base metálica de sustentação foram empurradas pelo fluxo de água, que aumentou com as chuvas dos últimos dias. Segundo funcionários do Saae que trabalhavam no local, galhos e entulhos das encostas foram arrastados pela correnteza e ajudaram na movimentação da rede, que não resistiu e abriu uma fenda no meio do trecho, que liga uma margem a outra.
Logo que o vazamento foi identificado, iniciou-se o reparo com o alinhamento da tubulação. Dois guindastes e uma retroescavadeira foram necessários para o trabalho, que incluiu a substituição das juntas mecânicas, peças instaladas nas pontas da tubulação, e um cabo de aço, justamente para garantir mais estabilidade à rede. A estrutura tem mais de 20 anos.
A adutora, responsável por 200 metros cúbicos de água por hora, foi colocada em carga por volta das 17h30, e, às 19h, a situação começava a se normalizar nos bairros mais baixos da cidade. Porém, logo em seguida ela se rompeu novamente. Técnicos do Saae passariam a noite tentando remanejar, para os bairros afetados, ligações de outros reservatórios. Porém, até o fechamento desta edição, não havia garantias de que o procedimento alcançasse o efeito esperado.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.