Com objetivo de conscientizar a população do risco de afogamentos em cachoeiras e represas, a Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec), em parceria com o Corpo de Bombeiros, lançou na tarde desta sexta-feira (12), a campanha Verão Legal.
A apresentação contou com a participação do prefeito Carlos Pivetta, do secretário de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte, Claudinei de Paula Ribeiro e do subcomandante do 15º Grupamento dos Bombeiros, major Antônio Valdir.
Esse trabalho de conscientização tem como meta alertar as pessoas que procuram os espaços como cachoeiras e represas da cidade. A campanha teve início nesta época, uma vez que com as fortes chuvas dos meses de dezembro e janeiro esses pontos estão com o nível de água elevado devido à cheia.
Além dos pontos receberem placas indicativas com frases como "Cuidado! Não pule! Risco de morte.", serão distribuídos cartazes com orientações nos ônibus do sistema de transporte coletivo, estabelecimentos comerciais e nas unidades escolares.
"Não temos como impedir o acesso das pessoas nesses pontos, por isso a importância desta campanha que terá como meta a conscientização", disse o prefeito Carlos Pivetta.
Para o major Antônio Valdir está é uma grande campanha que aos poucos vai fazer com que as pessoas tenham hábitos de não procurarem por locais desconhecidos para se refrescar nos dias de forte calor.
Para tanto nesta campanha a meta é fazer com que as pessoas memorizem algumas dicas como: se for nadar em rios, represas ou cachoeiras, respeite os seus limites e os da natureza. Veja abaixo algumas dicas para aproveitar melhor ainda o verão: Em lagos represas, todas as crianças devem usar coletes e sempre acompanhadas de um adulto; nunca nade sozinho; água no umbigo sinal de perigo; não nade após ingerir bebida alcoólica; nunca nade após alimentar-se; nunca deixe crianças sozinhas próximas a lagos, represas e rios; não pule em locais com pedras; em caso de afogamento, jogue um objeto flutuante para a vítima e chame socorro. Outra orientação é que a maioria das vítimas de afogamento sabia nadar, pense nisso e tome uma atitude de prevenção.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.