segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Tragédia de uns, diversão de outros

Mayco Geretti

Agência BOM DIA
 

Volume de água anormal em represa atrai multidão curiosa

Difícil achar quem esteja satisfeito com as chuvas que assolam Sorocaba e região neste começo do ano. Famílias deixam suas casas sob água, agricultores perdem a produção e todos sofrem juntos com o trânsito. Neste domingo, no entanto, o que era só transtorno atraiu pelo belo e centenas de pessoas se aglomeraram sobre a represa de Itupararanga, em Votorantim, para assistir à enorme vazão de água pelas comportas da estrutura, que se tornou um ponto turístico momentâneo na cidade.
Dezesseis das comportas da represa estão totalmente abertas para manter o nível da água dentro do ideal. É justamente essa vazão fora do normal que está impedindo que o nível do rio Sorocaba baixe mesmo em dias sem chuva, o que está mantendo sob água bairros sorocabanos como o Jardim Maria do Carmo e Parque Vitória Régia. Neste domingo a normalmente vazia represa centralizou uma legião de famílias curiosas e ambulantes.

Êxtase e um pouco de temor

A dona-de-casa Lilian Santos, 30 aos, saiu do Jardim Gonçalves em Sorocaba só para levar o filho Daniel, 10, à represa. A notícia de que “muita água” estaria saindo da comporta veio de amigos. “Estamos achando lindo. Já vim aqui antes, mas eram apenas fios de água escorrendo pelos paredões”, diz.

Já o marceneiro Felipe Santino, 41, assume que o poder da água lhe assusta. “Desde que sou criança escuto falar que, se essa barragem estourar, Sorocaba e Votorantim desapareceriam. Não vou mentir que aqui de perto, assusta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim