Notícia publicada na edição de 26/02/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno A
A nova ETE está numa área de 20 mil metros quadrados
Foto: Emídio Marques
A cidade de Votorantim dá hoje mais um passo para atingir a meta de tratar 100% do esgoto gerado na cidade. Será inaugurada a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Ângelo Vial, resultado de um investimento de R$ 16 milhões, dos quais R$ 14,4 milhões do Programa Saneamento Para Todos, do Ministério das Cidades, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e R$ 1,6 milhão de contrapartida do município. A cerimônia acontece a partir das 10 horas e terá a presença do ministro de Estado da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Rocha Santos Padilha.
Com capacidade para tratar 120 litros por segundo, a nova ETE está numa área de 20 mil metros quadrados e é composta por tanques de areia com removedor mecanizado de lodo, tanques de aeração e decantação, tanques de contato de cloro, adensador de lodo por gravidade e centrífugas tipo decanter centrífugo, além de um laboratório de análises químicas completo para uso exclusivo.
De acordo com o prefeito de Votorantim, Carlos Pivetta, a nova estação possibilitará o tratamento da totalidade do esgoto gerado no município, porém a partir da conclusão demais duas obras de interligação junto à ETE, que atenderão a região da Vila Nova Votorantim e Fornazari. Estamos fazendo a nossa lição que é tratar a água que vai para o rio Sorocaba e com isso oferecer mais qualidade de vida a nossa população, disse o prefeito.
Pivetta reiterou que a ETE já está em fase de pré-operação há quase três meses. Nossa expectativa é de que a conclusão dos emissários, que levarão o esgoto para tratamento, fiquem prontos em 60 dias. Daí realmente teremos 100% do esgoto tratado, falou, lembrando que a ETE ainda deve passar por processo para conseguir licença plena de funcionamento emitida pela Cetesb.
Atualmente, Votorantim gera cerca de 148 litros de esgoto por segundo. As ETEs Novo Mundo, Lagoas Votocel, e fossa filtro do Green Valley, Promorar, São Lucas, Altos de Votorantim e Altos de Fortaleza, tratam 62% desses efluentes, restando para a ETE Guimarães o tratamento dos outros 56,62 l/s, que corresponde a 38% de todo esgoto coletado em Votorantim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.