domingo, 28 de março de 2010

Coluna gastronômica

A Páscoa está chegando

Por chef de cozinha e pesquisadora de Votorantim Mariana de Castro


Vamos fazer uma pequena pausa com nossas viagens pelas cozinhas do Brasil para começarmos os preparativos para a celebração da páscoa.
Quando pensamos em Páscoa gastronomicamente falando, lembramos de ovos de chocolates, bacalhau, preparos com peixes, colomba pascal e assim por diante.
Mas antes da cozinha é importante sabermos que A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por oito dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
Na sexta feira Santa ou sexta feira da paixão os cristãos são convidados a pratica do jejum ou abstinência de carne, por isso o consumo de peixes e em especial o Bacalhau é tradição.
O verdadeiro bacalhau vem de regiões especificas de águas frias dos oceanos, mas outros peixes também são comercializados com este nome genérico. O Bacalhau da Noruega é o mais famoso do mundo e Portugal é seu maior importador.
O hábito de comer bacalhau veio para o Brasil com os portugueses, já na época do descobrimento. Mas foi com a vinda da corte portuguesa, no início do século XIX, que este hábito alimentar começou a se difundir. Data dessa época a primeira exportação oficial de bacalhau da Noruega para o Brasil, que aconteceu em 1843.
Na edição do Jornal do Brasil de 1891 está registrado que os intelectuais da época, liderados por Machado de Assis, reuniam-se todos os domingos em restaurantes do centro do Rio de Janeiro para comer um autêntico "Bacalhau do Porto" e discutir os problemas brasileiros. Mais de um século depois, ainda são muito comuns nos restaurantes especializados estes "almoços executivos", onde a conversa sobre negócios é feita saboreando um bom bacalhau.
E com uma deliciosa receita que finalizamos nossa coluna de hoje e para sábado que vem, um especial sobre chocolates, ovos de páscoa e colombas.

Abraços e até a próxima
Mariana


 
BACALHAU A MODA BRASILEIRA


Ingredientes:

1kg de bacalhau (lombo)
300 g de cebolas em rodelas
150 g de pimentões coloridos
50 g de farinha de trigo
800 g de batatas novas com pele
300 g de couve mineira cortada tipo juliana (bem fininha)
200 ml de azeite extra virgem

Modo de Preparo

1) Preparar a cebolada em azeite extra virgem adicionando os pimentões.

2)Passar os lombos de bacalhau por farinha e frite em fritura lenta utilizando o extra virgem.

3)Cozinhar as batatas novas com a pele e salteie em azeite no final.

4)Saltear a couve mineira em azeite extra virgem com a couve no fundo do prato. Sobre esta, o lombo de bacalhau frito adicionando a cebolada e os pimentões sobre o bacalhau.

5)Disponha as batatas ao redor, polvilhe com salsa e sirva bem quente.




Acesse:
http://chefmarecozinhaeconta.blogspot.com
Chef Mariana de Castro- Gastronomia Informativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim