terça-feira, 9 de março de 2010

Pró-Mulher ganha sede e é inaugurado em Votorantim

Notícia publicada na edição de 09/03/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A


A entidade visa acolher mulheres vítimas de violência
Foto: Emídio Marques

Embora já funcione desde 11 de janeiro deste ano, somente ontem o Pró-Mulher foi oficialmente inaugurado em Votorantim, aproveitando a passagem do Dia Internacional da Mulher. Criado para ser o primeiro acolhimento da mulher que sofre violência doméstica, a entidade, que fica no Parque Bela Vista, é mais um reforço para que as vítimas sejam amparadas, e tem como meta conseguir um local para servir de abrigo.

A vice-presidente e coordenadora do Pró-Mulher, Rute da Silva Santos, disse que o espaço é voltado para atender as vítimas, as orientando sobre seus direitos e sobre a forma de como devem agir. Além disso, o Pró-Mulher é também destinado para aquelas que querem denunciar os maus-tratos fora do ambiente policial. Ainda segundo Rute Santos, desde que a entidade passou a ter sede própria, na rua Benjamim Adami, 172, cujo imóvel foi cedido pelo padre Paulo Gonçalves, até sem cobrança de aluguel, cerca de dez mulheres passaram pelo local, das quais apenas uma precisou e aceitou a proposta e abrigo. Entretanto, como Votorantim não dispõe desse serviço, a mulher foi encaminhada para abrigo mantido em outro município, não divulgado por questão de segurança.
Depois da conquista de um endereço fixo - antes os atendimentos eram feitos de maneira itinerante - a vice-presidente disse que a Prefeitura fará uma parceria no sentido de disponibilizar uma verba para a manutenção do abrigo, mas adiantou que ainda não há nada definido quanto a isso.
Durante a solenidade de inauguração, que contou com a presença da primeira dama Suzana Piveta, e dos delegados de polícia Adriana Souza Pinto e José Augusto de Barros Pupin, respectivamente da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Votorantim, e da Delegacia da Infância e Juventude (Diju) de Sorocaba, a voluntária Clara Clemente Del Moral foi homenageada com o recebimento de flores. Um dos momentos marcantes foi o testemunho de Ivone Batista Nunes, que também foi vítima de violência doméstica e conseguiu dar a volta por cima, sendo um exemplo para muitas que vivem o mesmo drama. O Pró-Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e seu telefone é 2104-1833.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim