Regina Helena Santos - Cruzeiro On Line
Notícia publicada na edição de 26/03/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno B
Servidores e funcionários de duas empresas
participaram da ação durante a manhã de ontem
Foto: Adival B. Pinto
A Prefeitura de Votorantim não realizou a pesagem do lixo retirado das margens do rio - que seria separado para a destinação dos recicláveis às cooperativas e do restante ao aterro. Porém, no total, um caminhão da administração municipal recolheu, após o final da atividade, 12 sacos com capacidade para 200 litros, cheios pela metade. Considerando a média de que cada saco pesava cerca de 50 quilos, o volume total chegou a aproximadamente 600 quilos. O trabalho de limpeza foi realizado por um grupo de nove funcionários das empresas Votoran e Votorantim Cimentos, que fazem parte da brigada de emergência das mesmas, e por servidores da Secretaria do Meio Ambiente. “O rio passa muito perto das fábricas e por isso temos um forte trabalho em relação à sua preservação. Reutilizamos a água após tratamento e fazemos o monitoramento do rio no trecho onde nossa água é despejada”, comentou Regiane Veloso Dias, chefe do setor de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos.
Dentro do rio, roupas, plásticos e pneus
Foto: Adival B. Pinto
Dois barcos - um com motor e outro a remo - circularam pelo trecho entre a praça Zeca Padeiro, nas proximidades da Câmara Municipal, e a ponte Júlio Cassola. “Queremos chamar a atenção da população sobre o comportamento inadequado de jogar resíduos no rio. As pessoas acham que a água vai levar tudo embora, mas não é bem assim”, comentou o secretário de Meio Ambiente de Votorantim, Elzo Savella. Ele destacou que a ação também serve para resgatar o rio como espaço de lazer dentro da cidade. “Há 50 anos, o Rio Sorocaba era cheio de barcos nesse trecho. Queremos chamar a atenção de que o rio está vivo”, comentou, referindo-se ao índice atual de 62% de esgoto tratado na cidade de Votorantim, que deve atingir os 100% dentro de três meses. “Será um marco, pois em 2001 a cidade tinha apenas 14% de seu esgoto tratado”, relembrou.
De garrafas a pneus
Roupas rasgadas, garrafas pet, pneus e embalagens plásticas foram os itens mais encontrados e recolhidos pelo grupo de voluntários que navegou pelo rio na manhã de ontem. “É um trecho muito curto para termos tirado tanto lixo assim”, comentou Ana Carolina Marto, estagiária da Votorantim Cimentos, uma das mais animadas com o trabalho. Dentre os objetos mais curiosos, calcinhas e cuecas. “E foram muitas”, falou a moça.
A atividade teve a supervisão do Corpo de Bombeiros de Votoratim, cujos soldados acompanharam o grupo à distância, num bote da corporação. A Rádio Cruzeiro FM também transmitiu ao vivo, do local, a edição matinal do programa Cruzeiro em Revista, apresentado pela jornalista Maria Helena Amorim, que percorreu o trecho em um dos barcos.
Programação continua
A programação da Semana da Água continua em Votorantim e também em Sorocaba. Hoje, a partir das 10 horas, acontece o lançamento do projeto de “Recuperação da Mata Ciliar do Rio Sorocaba”, em cerimônia na Estação de Tratamento de Esgoto de Votorantim, no bairro Ângelo Vial.
Amanhã será a vez das Prefeituras, em parceria com o Grupo Caturros Navegantes, a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros realizarem uma descida de barcos pelo rio, com saída da Cachoeira da Chave, em Votorantim, às 9 horas, e chegada no Parque das Águas, em Sorocaba. No domingo, o encerramento das atividades em Sorocaba acontece na Usina Cultural “Ettore Marangoni” - na margem direita do rio, próximo à Praça Lions - com programação das 7h às 14h que incluirá desde torneio de pesca esportiva, exposições, jogos de mesa e parede de escalada com descida em tiroleza até oficina de plantio e distribuição de mudas de árvores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.