segunda-feira, 1 de março de 2010

Votorantim reduz índice de mortalidade infantil


A cidade de Votorantim reduziu o índice de mortalidade infantil de 18,2 em 2008 para 11,64 em 2009. A redução do índice atende a meta estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde que foi de 12,5 para os municípios paulistas. A diminuição do índice é o resultado das várias ações desenvolvidas pelo governo municipal que tem intensificado os trabalhos numa ação conjunta não só com as equipes de saúde, mas com a sociedade em geral, trabalhando de forma ativa nos domicílios, conhecendo a realidade da população, suas necessidades e dúvidas.

Pensando nisso, no último ano foi implantado o Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança, localizado no Jardim Paraíso, com atendimento para gestantes e bebês recém-nascidos considerados de alto risco. O local conta com pediatras, endocrinologista, neurologista, urologista infantil, cirurgião ginecologista e odontologista para criança até 3 anos.

Para o prefeito Carlos Pivetta o objetivo é reduzir ainda mais. “Embora o município tenha registrado diminuição no índice, ainda temos como meta medidas que irão auxiliar ainda mais na redução desse coeficiente”, disse Pivetta.
 
Os principais motivos para a queda do índice de mortalidade infantil no município foram várias ações entre elas: a implantação do Programa “Bebê Saudável e Gestante” para monitoração pontual da gestante, do bebê e da puérpera com visitas na maternidade e em domicílios, a parceria da Comas (Comissão Municipal de Assistência Social) e do Grupo Unidos da Terceira Idade do Sesi na entrega dos enxovais de bebês às mães que aderirem ao pré-natal, palestras sobre aleitamento materno e cuidado com o bebê para as gestantes, criação do Ambulatório de Médio Risco com atendimento das crianças que se encontram vulneráveis e precisam de acompanhamento mais específico.

Também são realizadas palestras nas Unidades Básicas de Saúde sobre gestação e orientações para o pré-natal, fazendo parte da rotina do pré-natal, participação mensal de ginecologista/obstetra e pediatra no Programa Saúde da Família (PSF) para auxílio dos clínicos nos casos necessários, propagação maior do planejamento familiar para adolescente para evitar gestação de risco, diminuindo a prematuridade, mal formação e infecções neonatais, busca ativa das crianças e gestantes faltosas nas consultas de rotina das UBS’s e ainda exames de rotina para pré-natal, além dos instituídos pelo Ministério da Saúde e repetição de todos os exames no segundo para o terceiro trimestre da gestação e introdução de novos antibióticos para melhorar o tratamento das infecções na gestante, fornecidos pelo município.
Conforme a Secretaria de Saúde, o Programa da Mulher e da Criança também contou com a parceria da Vigilância Epidemiológica, Ambulatório de Atendimento da Mulher e da Criança e serviços de obstetrícia, ginecologia e pediatria do Hospital Municipal para a redução no índice de mortalidade infantil.
 
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim