segunda-feira, 19 de abril de 2010

De graça, projeto tira dúvidas sobre aposentadoria

Mayco Geretti
Agência BOM DIA
 
A cada mês integrantes do projeto Previdência Cidadã visitarão um bairro em Votorantim
 
 

Em escola municipal na periferia de Votorantim,
funcionários da Previdência Social atendem moradores com dúvidas
 
Quando o assunto é aposentadoria, difícil quem não tenha algo para perguntar. Diante desse quadro, um projeto chamado Previdência Cidadã entrou em prática neste sábado em Votorantim para responder aos questionamentos da população e ajudar o trabalhador a ter acesso a seus benefícios de maneira menos burocratizada.

O idealizador do projeto, o delegado José Augusto de Barros, diz que as dúvidas sobre previdência se tornaram muito comuns no programa Justiça Cidadã, que ele apresenta na TV fechada de Votorantim. “Nosso programa é um tira-dúvidas jurídico e percebemos que precisávamos de uma ferramenta extra pois não conseguíamos atender a todos”. Neste sábado o projeto foi realizado em uma escola municipal do Jardim Archilla. “A ideia é percorrermos uma região da cidade por mês”, planeja. O projeto funcionará em parceria com o governo municipal e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Além de dúvidas sobre aposentadoria, o visitante pode obter informações sobre auxílios, pensões, salário-família, entre outros benefícios.
Funcionário de uma estamparia, Sebastião Marques, 50, queria saber ao certo quando poderia se aposentar. Apesar de ainda não ter a idade necessária, nem ter completado o tempo de serviço exigido, ele queria saber se o fato de ter trabalhado em atividades insalubres por boa parte de sua vida anteciparia o descanso. “Fiquei feliz de saber que não precisarei trabalhar pelos 35 anos necessários para um trabalhador comum.”

Vera Cristina Vieira, da gerência executiva do INSS, disse que a maior parte dos visitantes queriam saber como poderiam continuar contribuindo com a previdência mesmo quando não estavam trabalhando com carteira assinada. “São coisas simples de serem respondidas, mas às vezes eles não sabem a quem perguntar.”

Tire dúvidas sobre a previdência
Acesse: www.previdenciasocial.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim