quarta-feira, 14 de abril de 2010

Prefeitos se unem e querem trem turístico para a região

Notícia publicada na edição de 14/04/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A

Amanhã, o prefeito Vitor Lippi recebe prefeitos de 10 municípios da região, além dos representantes da Fazenda Ipanema e do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, para formalizar a criação do consórcio intermunicipal que será responsável pela implantação do trem turístico. O encontro será às 15h, no Paço Municipal.
Os prefeitos assinarão a criação do consórcio, que prevê a cooperação técnica e financeira entre os municípios para gestão e proteção do patrimônio urbanístico, paisagístico e turismo comuns dos municípios, com vistas à implantação do trem turístico da Sorocabana.
O projeto envolve as prefeituras de São Roque, Alumínio, Mairinque, Sorocaba, Votorantim, Iperó, Boituva, Cerquilho, Jumirim, Laranjal Paulista e Pereiras, além do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Sorocaba e a Floresta Nacional de Ipanema.
Para o prefeito Vitor Lippi, o trem turístico da Sorocabana consiste numa iniciativa importante de fomento do turismo e que possibilita o resgate da história do transporte ferroviário na região. “Além disso, vai melhorar o comércio das cidades envolvidas, gerar emprego e renda, aumentar a arrecadação municipal, entre outros benefícios indiretos”, destaca.
Para despertar o interesse e ampliar as opções aos turistas, o projeto divide o caminho a ser percorrido pela locomotiva em quatro roteiros: Itupararanga, do Vinho, de Varnhagem e, por último, o roteiro dos italianos, que compreende de Cerquilho a Laranjal Paulista. Na última reunião, realizada no dia 19 de março, o prefeito Vitor Lippi apresentou uma minuta de projeto de lei autorizando as Prefeituras participantes a aderirem ao consórcio, “que vai dar vida ao Trem Turístico”.


Está em estudo a adaptação da antiga ferrovia
sorocabana para o recebimento de trens modernos
Foto: Emídio Marques / Arquivo


Trem de Sorocaba à Baixada deve ser implantado até 2014

Rejane Lima - Agência Estado (AE)

Notícia publicada na edição de 13/04/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul

A Secretária de Transportes Metropolitanos de São Paulo termina no próximo dia 26 o estudo preliminar sobre as linhas de trens de passageiros interligando a capital paulista à Baixada Santista e a Sorocaba. A ideia é que o projeto esteja implementado até a Copa de 2014.
De acordo com o Presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), João Paulo de Jesus Lopes, que coordena o grupo que desenvolve o estudo, os trens que farão as viagens deverão atingir velocidades médias de 120 a 130 km por hora. Queremos competitividade com as linhas rodoviárias. A viagem para a Baixada não poderá demorar mais que 40 minutos e as tarifas também serão próximas às praticadas pelos ônibus, disse ontem. A ferrovia para o litoral deverá ter cerca de 80 km e a entre a capital e Sorocaba, 100 km.
Na Baixada Santista, o grupo avalia a possibilidade de adaptar a antiga ferrovia sorocabana para o recebimento de trens modernos. Nesse caso, a linha interligaria a antiga estação Samaritá, em São Vicente, à estação Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.
Para Lopes, os trens serão um grande atrativo para os usuários de fretados, que diariamente sobem a serra para trabalhar em São Paulo. Nossas estradas são as melhores do País, mas já viraram grandes avenidas de tão movimentadas. Trem não congestiona, não polui. Queremos oferecer um transporte com dignidade, com conforto, ar-condicionado, explicou.
Segundo ele, as obras de implementação demorariam entre dois e três anos. Mas antes disso, o governo do Estado precisa decidir o modelo de investimento, se haverá uma Pareceria Público Privada (PPP) ou não. Os estudos ainda são muito precoces para dizermos isso, disse Lopes, que tampouco quis dar uma estimativa de custo. Só posso dizer que é caro, bem caro. O preço é compatível ao de uma linha de metrô.
Nesta segunda-feira, Lopes participou de uma Audiência Pública em Santos para discutir a implementação do SIM (Sistema Integrado Municipal) e do primeiro trecho do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que terá 11 quilômetros entre Barreiros, em São Vicente e o Porto de Santos. Segundo ele, o edital do projeto deverá ser publicado até meados de junho.



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