quinta-feira, 29 de abril de 2010

Servidores podem começar greve segunda-feira

Leila Gapy

Notícia publicada na edição de 29/04/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A
 
Isael Clareti, presidente do Sindicato dos Servidores
Foto: Erick Pinheiro
 
Os servidores públicos municipais de Votorantim poderão entrar em greve na próxima segunda-feira, dia 3. Ontem à tarde o sindicato da categoria protocolou na Prefeitura e no Fórum local a notificação de estado de greve, que deve ser iniciada em 72 horas após a notificação. A categoria, que requer reajuste salarial de 12%, espera ser chamada pelo Executivo para uma negociação nos próximos dias. Porém, ainda ontem, a Prefeitura informou que não tem contraproposta a não ser a já apresentada, de 5,06% de reajuste. Além disso, informou que esse percentual está no limite da sua capacidade de pagamento. Se iniciada a greve, devem ser interrompidos os trabalhos de coleta de lixo, operação tapa-buracos, capinação, serviços de manutenção de rede e esgoto.

O presidente do sindicato, Isael Clareti, informou ontem que notificou o Executivo e o Judiciário votorantinenses no final da tarde. Na ocasião Clareti voltou a defender o aumento salarial de 12% aos trabalhadores ligados às secretarias de Obras e Urbanismo (Sourb), de Serviços Públicos (Sesp) e ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). É um absurdo propor aumento de 5% quando nem aumento real há. Além disso, não dá para esquecer que para as demais categorias, como escriturários e médicos o aumento foi muito maior, 13,68% e 41%, respectivamente, destacou. A expectativa da categoria é que até sexta-feira o prefeito Carlos Pivetta reconsidere a contraproposta e os chame para uma nova negociação.

Já o secretário de Comunicação, César Silva, informou ontem que, mesmo diante da notificação, a Prefeitura não deve ceder. Ele reforçou que a municipalidade só poderá honrar os 5,06% de reajuste salarial. Se tivesse como dar mais, a Prefeitura daria. A questão é que esse é o limite do Executivo, está no limite prudencial. Mais do que isso é comprometer o orçamento e uma série de ações. Em entrevista à rádio Cruzeiro FM ontem pela manhã, o prefeito de Votorantim disse que o aviso de greve, por parte dos servidores, foi surpreendente uma vez que tudo que poderia ser feito a eles, foi feito, referindo-se principalmente aos 20% de aumento do tiquete refeição. Se a greve for iniciada, ao menos 30% dos atendimentos essenciais deverão ser mantidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim