O Programa Educacional de Combate e Resistência às Drogas e à Violência promovido pelo 40º Batalhão da Polícia Militar do Interior em parceria com a Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria da Educação da Prefeitura de Votorantim formou neste primeiro semestre 354 estudantes das escolas Antonio Marciano (Parque Bela Vista), Sueli da Silva Paula (Barra Funda), Helena Pereira de Moraes (Parcão) e Profª Edith Maganini (Vossoroca).
Com aulas ministradas na semana ao longo de um semestre letivo, alunos da 4ª série e do 5º ano do Ensino Fundamental participam de encontros realizados uma vez por semana com policial militar preparado para abordar o tema. O Proerd é um programa preventivo que ensina as crianças a reconhecer e resistir às pressões daqueles que comercializam drogas, além de se manterem longe da violência.
A última formatura aconteceu nesta terça-feira (18), para 120 estudantes, de quatro salas de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Edith Maganini, no Vossoroca. Fizeram parte da mesa solene, representando o DD Comandante do 40º BPM/I, Tenente PM Cristina Ribeiro Brisida; do Legislativo os vereadores Solange de Oliveira Pedroso e Héber de Almeida Martins; da Secretaria de Educação Siléia Benedetti; da unidade escolar a diretora Flávia Finoti e a coordenadora Maria Antonieta; do Proerd a instrutora Françoise Rouco e sua mãe Clélia de Fátima Justi.
Para a formanda Sara Santana de 10 anos, o curso foi importante. "Essa formatura é um dia especial, representa o fechamento de um curso que valeu a pena, nos ensinou a ficar longe das drogas e o que aprendi pude compartilhar com meus familiares que acharam muito importante a abordagem do assunto em sala de aula", contou a aluna.
Em sala de aula
Durante as aulas várias atividades envolvem os estudantes com o tema. Para a Secretaria de Educação o Proerd é um programa importante porque a falta de conhecimento e a ausência de diálogo sobre o assunto "drogas" com as crianças, formam uma combinação bastante favorável à disseminação das drogas em nosso meio estudantil.
Segundo a instrutora, policial feminina Françoise, que ministra as aulas nas unidades escolares, durante o curso os estudantes contaram com material didático, onde cada um recebeu o "Livro do Estudante", com o objetivo de capacitar os alunos no sentido de reconhecerem as pressões e as influências diárias, com isso prevenindo o uso indevido de drogas e minimizando a violência entre os educandos. "Durante as aulas realizamos trabalhos em grupos e redações sobre o tema, além de exibições de vídeos educativos sobre os males que as drogas causam ao organismo no caso do cigarro, como câncer de boca, pulmão e os depoimentos de vítimas de acidentes causados pela bebida alcoólica", contou a policial.
Ela completou falando sobre a importância dos familiares estarem vigilantes no desenvolvimento de seus filhos. "Com o Proerd, as crianças recebem uma semente do bem que é plantada nos encontros em sala de aula. Cabe a família continuar a regar essas sementes que foram plantadas no interior dessas crianças, para que possamos ter o convívio de crianças mais conscientes, preparando-as para o exercício da cidadania", finalizou a instrutora do Proerd.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.