quarta-feira, 5 de maio de 2010

Nais atenderá jovens de Votorantim

Notícia publicada na edição de 05/05/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A


Pivetta anunciou a parceria durante reinauguração
 da Casa Abrigo para Adolescentes na Vila Dominguinho
Foto: Emídio Marques 

Uma parceria intermunicipal permitirá que jovens infratores de Votorantim sejam encaminhados ao Clube do Núcleo de Atendimento Integrado de Sorocaba (Nais). O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT). Durante a entrega da ampliação e reforma da Casa Abrigo para Adolescentes Vereador José Moacyr Abbad, na Vila Dominguinho, o chefe do Executivo de Votorantim explicou que o objetivo é atender aos jovens durante o período após a infração até a decisão da Justiça. Não será necessário criar um serviço específico, vamos aproveitar a estrutura de Sorocaba, já que temos vários projetos em comum, destacou o prefeito, que já firmou a parceria informalmente em reunião com o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB).

Abrigo reinaugurado

O abrigo reinaugurado ontem, após sete meses de interdição judicial, começa, a partir da próxima semana a atender jovens vítimas de violência familiar. O local vai funcionar por meio de convênio entre Prefeitura e a Casa de Belém, entidade que recebeu os adolescentes durante o período da interdição. A instituição, que abriga crianças de 8 a 12 anos, teve de ampliar sua diretoria para estender as atividades também ao abrigo, com capacidade para 18 jovens com idades entre 12 e 18 anos, alguns provenientes do abrigo infantil da própria entidade. Eles terão aulas em período integral e receberão ensino profissionalizante para que estejam capacitados e independentes quando deixarem o abrigo que é transitório, explicou a presidente, Gracia Pineda Pécora.
Segundo Karla Peregrino Sotilo, juíza da Vara da Infância e Juventude de Votorantim, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) declarou no passado incapacidade de continuar gerindo o abrigo. A justificativa foi a perda de controle e autoridade sobre os jovens que apresentavam frequentes problemas de indisciplina. Com isso, foram direcionados a outros abrigos, permitindo a desocupação do imóvel. A cidade ainda é muito carente de recursos. Contudo, algumas políticas públicas já anunciadas devem surtir bons resultados, declarou a juíza.
O abrigo foi totalmente revitalizado e decorado com móveis que dão o aspecto de um ambiente familiar, como qualquer residência. Conta com salas de estar, computadores, aparelhos de TV e quartos separados. Em breve, deverá ser inaugurada quadra de esporte e galpão para atividades educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim