segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ruas começam a entrar no clima da Copa

Cruzeiro On Line



Foto: Bruno Cecim


A decoração com motivos da Copa do Mundo, tímida até a semana passada, começa a colorir as ruas de Sorocaba a quase 20 dias da estréia do Brasil na África do Sul. Apesar de ruas tradicionalmente verde-amarelas - como a Ruy Barbosa, travessa da avenida Nogueira Padilha e a rua São Vicente, na Vila Santana - não estarem enfeitadas, a maior parte das lojas do centro da cidade estão decoradas com motivos patrióticos.

 
Apesar de não haver decorações nas ruas e calçadas, os estabelecimentos comerciais da avenida Álvaros Soares, ruas da Penha e XV de Novembro, e Braguinha, pinduraram bandeiras, bexigas, balões e enfeites para os clientes ‘entrarem no ritmo da Copa’. As lojas de roupas e adereços, inclusive, decoraram os manequins e vitrines com o motivo. Alguns postos de combustíveis também aproveitaram o amplo espaço para incentivar o patriotismo. Um posto na avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, em frente ao Paço Municipal, aderiu à decoração típica desta época do ano com pedaços de tecido verde e amarelo e bolas de futebol gigantes penduradas no teto.

 
Na rua Chile, no Barcelona, um grupo de amigos se organizou e coloriu a rua. A iniciativa foi do dono de um bar e mercearia, localizado na esquina da rua Chile com a rua Panamá, Wanderlei Aparecido de Barros, que pintou a calçada do estabelecimento de verde e amarelo há um mês. A intenção agora é pintar também bandeiras do Brasil nas demais calçadas.

 
Em Votorantim, o bairro da Chave está preparado para comemorar o hexacampeonato mundial. A rua Dr. Heitor Avino está completamente colorida, com direito a ilustrações alusivas à Copa desenhadas e pintadas no chão. A idéia foi dos próprios moradores, que desde domingo estão pintando os desenhos do caricaturista Walter Martins Pereira em toda a rua. O amigo Sandro Benedito, de 40 anos, afirmou que Pereira nunca havia feito ilustrações no chão, apenas no papel, mas aceitou o desafio proposto pelo grupo.
Os desenhos, pintados por cerca de 15 pessoas - inclusive crianças - chamam a atenção e ocupam toda a extensão da rua. “Quando terminar, vai ficar bem bonito”, explica Benedito, que acredita que até o final da semana esteja totalmente pronto.
A decoração contou com a colaboração de todos os moradores da rua e, entre tinta e bandeirinhas, gastaram cerca de R$ 650.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim