segunda-feira, 3 de maio de 2010

TRE convocará paulistas para trabalhar em cadeias

Radio Jovem Pan

Cadeia de Votorantim
 
A Justiça Eleitoral de São Paulo pode convocar pessoas para trabalhar como mesários em presídios e cadeias durante as eleições. Os detentos provisórios vão votar no pleito deste ano devido a uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral, para quem os presos, desde que sem condenação definitiva, têm o direito garantido pela Constituição.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo mobilizou uma força tarefa para reunir voluntários, firmou convênio com entidades civis e governamentais e obteve mil inscritos para trabalhar como mesários nas unidades prisionais, mas a Justiça calcula que o número é insuficiente, já que é necessário no mínimo o dobro.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o prazo máximo para inscrição dos voluntários é 4 de agosto e o juiz do TRE Marco Antonio Vargas explicou ao repórter André Guilherme que não descarta convocações, acrescentando que os voluntários são indicados por órgãos como Defensoria Pública e secretarias do estado.

O ministro do STF Gilmar Mendes reconhece que viabilizar a votação de 170 mil presos, apesar de difícil, representa um avanço para o país, destacando que o voto dos presos reforça a democracia brasileira. Para tornar a eleição nos presídios menos arriscada, o TRE paulista deixou de fora os presos provisórios considerados perigosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim