domingo, 2 de maio de 2010

Voluntários preparam horta em escola

Marcelo Andrade

Notícia publicada na edição de 02/05/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A


Além da horta, a escola ganhou pomar e uma limpeza

Fotos: Fábio Rogério



Aproximadamente cinquenta funcionários da empresa GSI Florestal, de Votorantim, aproveitaram o feriado deste sábado (01) , quando foi celebrado o Dia do Trabalhador, e realizaram um mutirão de limpeza, recuperação e, inclusive, o preparo de uma horta, na Escola Municipal de Educação Infantil “Isabel Fernandes Pedroso”, no bairro São Lucas.

Logo às 8h da manhã, os voluntários, acompanhados pelos alunos e seus pais e professores, reuniram-se na unidade para dividir as tarefas. A partir daí, homens, mulheres e até crianças, armaram-se de vassouras, rodos e outros apetrechos de limpeza para um intenso trabalho de varrição e faxina. O mutirão incluiu ainda a realização de pinturas de portões, playgrounds e, até mesmo reparos no piso e cercas da quadra poliesportiva. Num espaço localizado no quintal da escola, voluntários e alunos se uniram para montar uma horta. Lá, após o trabalho de preparo da terra, foram plantadas verduras, como couve, além de temperos, entre os quais cebolinha, salsinhas, e até mesmo hortelã. O local também ganhou um pomar de frutas cítricas.
Os serviços estenderam-se até o final da tarde. “Com isso, a partir da próxima segunda-feira, os 479 alunos do ensino fundamental matriculados em nossa escola poderão entrar e ver um local mais bonito e cada vez mais gostoso e agradável. Essa escola necessitava de uma manutenção como esta que chegou em boa hora. Mas o diferencial foi a horta e o pomar”, destacou a diretora da “Isabel Fernandes Pedroso”, Maria Joselita Souza Ferreira.
A ajudante-geral Iolanda Aparecida Correia de Lima, 41 anos, foi uma das voluntárias, que trocou o descanso do feriado pela ação social na escola votorantinense. “Há 26 anos eu me reúno com o grupo para esse tipo de trabalho voluntário. É tão gratificante olhar para essas crianças aqui nos ajudando...”, emocionou-se.
Segundo o gerente de operações da empresa que realizou a iniciativa, Edson Aparecido Lima, esse tipo de trabalho voluntário é desenvolvido há oito anos. A proposta é mobilizar a comunidade, funcionários e educadores, para além de recuperação de escolas, promover a integração e o espírito de solidariedade e educação. O lema de nossos voluntários é ‘educação família e trabalho’. E anualmente temos alcançado esse objetivo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim