Wilson Gonçalves Júnior
Notícia publicada na edição de 09/06/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A
O Grupo Votorantim, proprietário de uma grande área,
pretende implantar um parque industrial privado
Foto: Aldo V. Silva
Votorantim alterou o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) e ampliou a zona industrial em duas regiões da cidade, nos bairros Itapeva (acesso 103 da SP-79) e Capoavinha (rodovia SP-79). O projeto de lei do prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária de anteontem, na Câmara de Vereadores de Votorantim. Houve ainda a mudança no zoneamento no Parque São João, com a ampliação da zona residencial, visando a implantação de moradias populares, dentro do Programa “Minha Casa Minha Vida”.
Essas modificações, conforme o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) adiantou ao Jornal Cruzeiro do Sul, em março deste ano, foram necessárias para abrir no município novas áreas para instalação de empresas. A zona industrial, situada na Vila Garcia, já está esgotada e não possui quase áreas disponíveis. Naquela oportunidade, Pivetta citou que o Grupo Votorantim estudava a implantação, em área do acesso 103 da SP-79, de um parque industrial privado, inclusive com a possibilidade da instalação de uma empresa do mesmo conglomerado, como por exemplo a Atlas Metalúrgica. A informação foi confirmada novamente com a assessoria de comunicação na tarde de ontem. “O Grupo Votorantim estuda transformar aquela região em atrativo industrial, que atualmente está na fase de consultoria”, disse à época.
Durante as duas audiências públicas, que trataram o tema, com explanação do secretário Jurídico, João Carlos Xavier de Almeida, foi informado que a região do Itapeva está em condições de expansão, tendo em vista que já é zona residencial e que tem pequenos comércios. O mesmo ocorre com o Parque São João, que já tem uma infraestrutura disponível para o crescimento habitacional. “O Plano Diretor do Município foi aprovado em 2006 pela Câmara Municipal, porém houve uma rápida modificação, surgiu então, a necessidade de alargar as possibilidades de ocupação do solo da cidade devido a expansão na indústria, na área comercial e principalmente residencial”.
O presidente do Legislativo, Pedro Nunes Filho (PDT), indicou que o projeto aprovado é importante, tendo em vista que o município precisava de uma nova área destinada à implantação de novas indústrias. Ele citou que área industrial criada, na Vila Garcia, já está estagnada e possui lotes pequenos, de no máximo 10 mil metros. “Hoje tem mais de 20 indústrias a procura de área na cidade, indústrias grandes, de outros países e que querem áreas grandes. Naquele bairro, a Capoavinha, estendendo uma área industrial ali, com certeza vai valorizar e trazer mais benefícios”.
A vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB) também foi favorável a iniciativa do Executivo, citando inclusive que Votorantim tem que saber se beneficiar da proximidade de um pólo econômico da América Latina (numa referência à cidade de São Paulo). Ela apontou ainda que é necessário também utilizar-se da conubarção com Sorocaba. “A cidade de Sorocaba vem se aproveitando muito bem deste momento industrial. Agora, com a vinda de várias empresas de peso, uma delas a Toyota, deve trazer inúmeras empresas para região e nós temos que saber aproveitar este momento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.