Notícia publicada na edição de 15/07/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A
Fábio Rogério
Instabilidade no sistema prejudicaram a
emissão da segunda via do título de eleitor
Os Cartórios Eleitorais da região voltaram a emitir ontem a segunda via do título de eleitor. Desde terça-feira da semana passada o serviço estava prejudicado por instabilidade no sistema de dados entre os cartórios e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Diferente das eleições anteriores, neste ano os eleitores precisarão apresentar o título com um documento que contenha foto no momento da votação. O TRE-SP reconheceu que o problema ocorreu em todo o Estado de São Paulo e acionou a empresa Telefônica para solucionar. O prazo para retirar a segunda via no cartório referente ao título é até o dia 23 de setembro. Já quem providenciar o pedido até o dia 4 de agosto poderá se dirigir a qualquer Cartório Eleitoral.
Da terça-feira da semana passada até a terça-feira desta semana só conseguiram sair com a segunda via do título em mãos os que tiveram a sorte de chegar a um cartório no horário que o sistema estava funcionando. Até a última segunda-feira o sistema entrava e saía sem qualquer previsão. Em Sorocaba, chegou a ficar dois dias totalmente paralisado. Houve reclamações de funcionários de cartórios de que todo o trabalho que dependia exclusivamente do sistema não poderia ser realizado, como por exemplo, a consulta de instruções de trabalho ou para fornecer informações solicitadas por eleitores.
Novas urnas em Votorantim
Na segunda-feira, o Cartório Eleitoral de Votorantim recebeu 219 novas urnas eletrônicas. Neste ano, equiparão as 199 seções eleitorais do município. Outras dez ficarão como reserva em caso de pane. As novas urnas são mais rápidas, equipadas com pen drives ao invés de disquetes e possuem um leitor biométrico (de impressão digital) incorporado ao microterminal. Na tarde de ontem, os funcionários do Cartório Eleitoral faziam testes nas novas urnas que chegaram em substituição às usadas desde 1998.
Sorocaba usa tais urnas desde a eleição passada. Mas tanto em 2008 como neste ano, o leitor biométrico será inútil. Em todo o Estado de São Paulo, somente o município de Nuporanga terá votação biométrica em 2010. Para isso, houve uma convocação para que os 5.545 eleitores regularizassem os seus títulos. Todas as demais cidades continuarão identificando os eleitores da forma convencional, com a conferência do título de eleitor e tendo que assinar o canhoto de votação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.