domingo, 11 de julho de 2010

Só notícias positivas

Daniela Jacinto

Notícia publicada na edição de 11/07/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 2 do caderno B
 
 
Gabas, 16, e Thainá, 14, não sabem ainda se querem jornalismo como profissão


O Jornal TDB é exibido às terças, das 17h às 17h30,
com reprise aos sábados, às 11h, e domingos, às 10h30
 Fotos: Bruno Cecim




O otimismo já começa pelo nome: Jornal Tudo de Bom. Há dois meses no ar, o programa jornalístico exibido pela TV Votorantim tem como base divulgar apenas notícias positivas. Seus apresentadores, os adolescentes Thainá Morais Marsal, de 14 anos, e Gabriel Morelli, o Gabas, de 16 anos, apostam muito na ideia até mesmo como forma de mostrar aos jovens novas perspectivas e a possibilidade de um futuro promissor. Conforme eles, com as boas notícias é possível criar uma expectativa de vida para o público jovem, para que crie um futuro melhor. Essa é a idade da escolha, tanto para o bem como para o mal, afirma Gabas.



Para a dupla de amigos, o povo adora tragédia e a mídia alimenta constantemente isso. Pregamos outra coisa, viver cada dia com felicidade. Por isso a mensagem para os jovens: que vivam seu dia como se fosse o último, dizem.

 
Desde que estreou, o programa tem tido boa aceitação. Os jornais publicam muita coisa ruim, então quando alguém divulga algo bom, todo mundo fica feliz. As coisas boas acontecem toda hora no mundo, é claro que tem notícia ruim, mas notícia boa tem muito mais, defendem.

 
As fontes para o programa são notícias boas encontradas nos jornais da cidade, como o Cruzeiro do Sul. Agora as pessoas também ligam para a gente divulgando coisas boas, acrescenta Gabas.

 
Entre as notícias positivas selecionadas para o programa estão a do homem que encontrou uma carteira com R$ 342 e devolveu, a história de superação de um deficiente físico, a boa classificação das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre outras.

E como discernir entre uma notícia ruim ou boa, quando é ao mesmo tempo ruim para uma pessoa e boa para outra? Somos os responsáveis pela escolha das informações, então discutimos sobre o assunto para chegar a um consenso, conversamos para não correr o risco de dar uma notícia que não vai agradar, explicam.

 
Para quem pensa que essa postura alto-astral da dupla é só com relação aos noticiários, se engana. Thainá e Gabas são assim mesmo, espantam na hora qualquer negativismo, possibilidade de tristeza ou mau humor. Atitude que a produtora do programa, Mônica Marsal, também aplica em sua vida. Sou uma pessoa muito positiva, por isso senti a necessidade de fazer um programa como esse, que divulgasse apenas os bons acontecimentos, mas eu não esperava que fosse alcançar essa repercussão em tão pouco tempo, principalmente por se tratar de um um canal de televisão fechado para assinantes, diz Mônica.

 
De acordo com ela, o jovem é uma voz que acaba ficando esquecida, por isso pensou numa forma de proporcionar um canal de comunicação para esse público.

 
'Tudo de Bom'

Programa dinâmico, bem jovem, com imagens divertidas e músicas, o Jornal Tudo de Bom conta com uma dupla comunicativa, que não tem vergonha de se expressar.
Mônica Marsal, tia de Thainá, explica que tanto a sobrinha como o amigo Gabas foram escolhidos pelo talento na área da comunicação. Eles ainda têm o que melhorar, como a dicção, por isso estão fazendo aulas de fonoaudiologia, para corrigir a fala, esclarece, fazendo questão de dizer que tem acompanhado a evolução dos adolescentes, que atuam como voluntários no programa e têm aprendido a cada gravação.
Gabas, por exemplo, antes do programa não gostava muito de ler jornal, mas afirma que está começando a se interessar, só não pode ainda dizer que quer seguir a profissão de jornalista. O mesmo afirma Thainá, que também não sabe em que pretende se formar.

Os amigos, que têm muito o que crescer e contribuir com os jovens, pedem para que o público que está acompanhando o programa comente, mande sugestões e aponte o que poderia ser melhorado. Desejamos tudo de bom para todo mundo, finalizam.
O Jornal TDB é exibido às terças-feiras, das 17h às 17h30, com reprise aos sábados, às 11h, e domingos, às 10h30. O programa pode ser acompanhado pelo canal 10 da Supermídia, TV Votorantim, ou pelo site www.tvvotorantim.com.br. Críticas e sugestões pelo telefone (15) 3247-1010 ou pelo MSN tdb_tvvotorantim@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim