Cruzeiro On Line
A Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Saúde promove na sexta-feira (20), a 9ª edição do Dia da Gestante. O evento que deverá reunir cerca de 260 gestantes acontece das 08 às 12 horas, no auditório municipal “Francisco Beranger”.
Na oportunidade haverá duas palestras, uma como o tema Amamentação, que será ministrada pela fonoaudióloga, Cláudia Silva, que vai falar sobre dicas e vantagens a respeito do aleitamento materno.
A segunda palestra do dia será proferida pela Associação Bem Vindo (Grupo de Apoio à Gestante). O tema que abordará o parto será em torno da experiência vivida por um casal que morou no Canadá, teve duas filhas e viram a importância do “pré-parto”.
O objetivo do encontro é orientar as gestantes quanto aos cuidados desde o momento da descoberta da gravidez até ações pós-parto, além de estímulo à amamentação e cuidados com higienização.
Para garantir a presença das gestantes, haverá transporte para levá-las das UBS ao local do evento. Ainda dentro da programação, os profissionais da saúde vão informar sobre a importância do pré-natal, preparo do enxoval, a importância do leite materno para o bebê nos primeiros seis meses de vida, entre outros assuntos.
O município mantém um trabalho específico para cuidar das gestantes. Para tanto, a secretária de Saúde, Gladys Barasnevicius, explica que há um acesso fácil ao teste de gravidez no município e a primeira consulta pode ser feita em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A partir deste primeiro contato a gestante passa a ter vaga garantida com ginecologista, enfermeira, dentista e também trabalhos de grupo com orientações para parto, amamentação e nutrição.
As pacientes recebem também exames de hemograma completo que detecta anemias, infecções, além de sorologia para a toxoplasmose, doença infecciosa que pode causar mal formações ao bebê e deixar seqüelas na gestante se não tratada precocemente com medicações específicas e protoparasitológico de fezes. O município proporciona ainda às gestantes duas ultrassonografias durante a gravidez quando julgar-se necessário.
Além desse atendimento, o governo municipal mantém um serviço exclusivo para mulheres que necessitam de acompanhamento mais rigoroso como: gestantes adolescentes, hipertensas, diabéticas e outras situações especiais, nos ambulatórios de Especialidade da Mulher e da Criança, inaugurado em dezembro do ano passado e no Serviço de Atendimento Especializado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.