Cruzeiro On Line
As ações desenvolvidas pelo governo municipal tem contribuído para baixar o índice de gravidez na adolescência no município de Votorantim. A Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde informa que o Índice de Desenvolvimento Operacional baixou dos 19,99 registrados em 2008, para 9,74 no ano de 2009.
Entre as práticas de políticas públicas promovidas no município estão os trabalhos desenvolvidos com adolescentes como o Programa de Amparo ao Menor (Proame), que atende cerca de 600 jovens nas regiões da Vila Garcia, Itapeva, Conjunto Mário Augusto Ribeiro e Jardim Clarice; parceria com o Ação Jovem, programa do governo federal que atende em média 600 adolescentes e Centro de Referência da Assistência Social (Cras), unidades do Jardim Novo Mundo e Conjunto Mário Augusto Ribeiro. Além dos núcleos culturais oferecidos pela Secretaria de Cultura.
A Secretaria de Saúde mantém palestras educativas em unidades escolares e nas próprias Unidades Básicas de Saúde que faz parte do Programa Bebê Saudável e Gestante. Para isso há uma equipe específica para levar essas orientações educativas principalmente às adolescentes com idade entre 12 e 17 anos.
A secretária de Saúde, Gladys Baranevicius, explica que que a meta é reduzir cada vez mais o número de gravidez nessa faixa etária, com isso contribuindo com um índice cada vez menor de mortalidade infantil bem como de gravidez de risco. Ela explica que uma das funções do programa que foi remodelado no início do ano passado é justamente de oferecer o acompanhamento às gestantes que fazem parte do considerado grupo de risco ao qual incluiu as adolescentes, que objetiva também a prevenção.
Outra meta do plano de governo é de expandir cada vez mais as políticas públicas para a juventude, assim contemplando a transversalidade, permeando as áreas de educação, saúde, cultura, lazer, esporte, participação, trabalho e renda. Ações essas que estão ocorrendo de maneira integrada e serão fortalecidas ainda mais com a implantação de várias unidades do espaço Jovem que vai oferecer atividades culturais, cursos de qualificação e inclusão digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.