quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Empresa contratada pelo SAAE reforça as encostas na Serra de São Francisco

Site TV TEM



Imagens TV TEM

O SAAE de Sorocaba está fazendo um trabalho de prevenção para evitar problemas no abastecimento de água durante o período de chuva. Uma empresa contratada está reforçando as encostas na serra de São Francisco, em Votorantim. A obra, de R$ 15 milhões, é para evitar deslizamentos de terra e o rompimento da adutora que abastece grande parte da cidade.
Engenheiros realizaram um estudo geológico na serra, que durou quase três anos. Dois dos 14 quilômetros da tubulação que leva água da represa de Itupararanga para Sorocaba passa pela encosta onde o solo tem pouca estabilidade.
Histórico

Em janeiro de 2004, desmoronamentos provocaram rompimento da adutora e cidade de Sorocaba ficou quase uma semana sem água. Já em 2006, no período de chuva, houve um novo deslizamento de terra e Sorocaba voltou a ter problemas no abastecimento. Após esses acontecimentos, uma nova estrutura foi feita para sustentar os tubos. Toneladas de concreto também impermeabilizaram grandes faixas de terra e pedras.

 
Novas estratégias
Duas novas estratégias estão sendo usadas. Uma vala foi feita na parte inclinada da serra para conter as pedras que rolam morro abaixo e também será colocado um alambrado, de cinco metros de altura, para evitar que os deslizamentos atinjam as adutoras. A empresa contratada pelo SAAE de Sorocaba tem até abril do ano que vem para concluir as obras.

 
Assista a matéria e confira a entrevista com o presidente do SAAE de Sorocaba, Geraldo Caiuby pelo site: http://tn.temmais.com/noticia/5/23896/empresa_contratada_pelo_saae_reforca_as_encostas_na_serra_de_sao_francisco.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim