quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ERRO? Injeção de ‘sossega leão’ mata homem

Osmar morde a mão de policial e em PA recebe o calmante

Carla de Campos
Agência BOM DIA




A sobrinha Ana Paula mostra a foto do tio Osmar
Ferreira Mascarenhas, preso sem documento de identidade
Foto: Gilson Hanashiro/Agência BOM DIA


A Prefeitura de Votorantim não explica, mas a família quer saber o que foi aplicado no aposentado Osmar Ferreira Mascarenhas, 47 anos, que provocou sua morte na manhã desta terça (28) dentro do PA (Pronto Atendimento) Municipal.

Osmar, que sofria de esquizofrenia e era usuário de drogas, invadiu uma padaria na avenida 31 de Março por volta das 4 horas. A Polícia Militar foi chamada, ele foi preso e conduzido ao PA. Muito agitado e violento, chegou a morder a mão de um dos policiais que tentava dominá-lo.

 
No boletim de ocorrência consta que Osmar recebeu uma dose de Haldol, um tipo de calmante. O efeito foi desastroso: ele teve uma parada respiratória e morreu. “Nós queremos saber o que deram para ele e o que realmente aconteceu”, diz a sobrinha, Ana Paula de Souza, 18, que junto com a mãe Luzia Souza, ajudava a cuidar do tio esquizofrênico, arredio a tratamento e internações.

 
Por volta das 15h desta terça (28) as duas compareceram à delegacia para informar a identidade de Osmar, até então era desconhecida pela polícia.

 
“Ele não ‘roubou’ nada na padaria,mas fez bagunça lá dentro. Tirou todo o sorvete de um freezer e tentou se esconder dentro dele”, conta a sobrinha. Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura não presta nenhuma informação concreta e nem esclarece as medidas tomadas durante o atendimento, atribuindo ao IML a identificação da causa da morte.



Um trecho da nota diz que “foi adotado o atendimento inicial de rotina e tomadas todas as medidas cabíveis e que em alguns minutos seguintes o paciente evolui para parada cardiorrespiratória. Com isso, a equipe médica realizou o atendimento para o quadro apresentado, mas o paciente evoluiu a óbito”.O boletim de ocorrência que começou como furto deve dar origem a um inquérito para investigar erro médico. A investigação será conduzida pelo 3º DP de Votorantim.



Medicamento é indicado para efeitos psicóticos

O medicamento que segundo policiais militares foi aplicado em Osmar Ferreira Mascarenhas dentro do PA é indicado para o tratamento dos sintomas psicóticos. Seu uso auxilia no controle da agitação e agressividade que podem ser provocadas por perturbações mentais.



Doença atinge 1,5 milhão de pessoas no Brasil

A esquizofrenia é um severo transtorno mental e afeta as emoções, o pensamento, as percepções e o comportamento. A doença pode desenvolver-se gradual e lentamente e os sintomas variam em cada paciente. Cerca de 1,5 milhão de pessoas sofrem com a doença no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim