quinta-feira, 23 de setembro de 2010

JUSTIÇA CIDADÃ: Diretor da UFSCar debate qualidade de educação e trabalhos desenvolvidos no câmpus de Sorocaba

 

No último programa Justiça Cidadã, transmitido ao vivo pela TV Votorantim na terça-feira (21), o convidado foi o Diretor do Campus Sorocaba da UFSCar, Isaías Torres. 
O entrevistado, que é o diretor responsável pela gestão da Universidade de São Carlos em Sorocaba, apresentou os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela instituição e debateu a questão da qualidade do ensino e do acesso às universidades no país nos dias atuais. "A UFSCar preza pela qualidade no ensino e por isso tem em seu corpo docente 98% de Mestres e Doutores. Além disso, o acesso aos cursos da universidade não é mais através de vestibular e sim do SISU, onde o aluno de escola pública que faz o ENEM e participa desse processo tem a oportunidade de ingressar no ensino federal. Uma maneira mais justa e eficiente de seleção que a UFSCar já adotou, fazendo com que o ingresso num curso superior numa universidade pública depende do esforço do aluno em estudar muito", explicou.
Outros fatores importantes na administração do Câmpus Sorocaba são a gestão dos projetos pedagógicos dos cursos oferecidos que são regidos pelo princípio da sustentabilidade. "Temos que ter em mente que a questão da sustentabilidade exige de todos nós, HOJE, uma atitude, não se trata de um modismo e sim de uma realidade, a qual a UFSCar está inserida desde o princípio de sua instalação em Sorocaba, no ano de 2006", comentou. 
Uma curiosidade apresentada por Torres foi a questão do aluno indígena na universidade. "Hoje, temos vários alunos de tribos e etnias diferentes, que estudam em diversos cursos na UFSCar. Cada classe tem uma vaga determinada ao indígena e ele também recebe auxílios para moradia e alimentação. Uma forma de valorização e respeito ao índio que ainda vive em nosso país", disse.  
Durante o programa, também foi abordado quanto é fundamental para a formação do cidadão uma educação escolar de qualidade, isso desde a base, sempre trabalhando em conexão com uma boa educação familiar. "Somente com essa conectividade de educação no lar e na escola teremos cidadãos decentes e preparados para o mercado de trabalho e para a vida, seguindo o caminho do bem", avaliou o professor.
Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela UFSCar pode acessar o site www.ufscar.br onde também podem ser enviadas perguntas que serão respondidas pelos departamentos responsáveis da universidade.

 
 
Cibelle Freitas: Assessoria de Imprensa
Programa Justiça Cidadã
www.tvjusticacidada.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim