Notícia publicada na edição de 10/09/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 2 do caderno C
Luiz Marcello, do Sindicato Rural, e o consultor Luis Bramante
Foto: Bruno Cecim
O turismo rural será tema de seminário promovido pelo Sindicato Rural de Sorocaba e Região em parceria com a Prefeitura de Votorantim. Marcado para o próximo dia 17, o evento contará com palestras e apresentação de casos bem sucedidos. As vagas são limitadas e as inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas até hoje. O presidente do Sindicato Rural, Luiz Marcello, destaca que a região tem grande potencial para desenvolver esta modalidade de turismo. Segundo ele, além da presença de diversas nascentes e cachoeiras, a região oferece atividades ligadas ao cultivo de frutas e hortaliças, criação de gado (tanto de corte como leiteiro) e artesanato de madeira.
Além de ser uma opção de renda para os produtores ou proprietários de imóveis rurais, o turismo rural agrega valor à propriedade e é interessante para o município como um todo. O consultor de turismo do Sebrae em São Paulo, Minas Gerais e Roraima, Luis Bramante, afirma que a região precisa se organizar para trabalhar de forma mais intensa na atração de turistas para a região. Ele cita a existência de uma microrregião turística chamada Itupararanga - Sorocabana. São mais de 20 cidades que tem como principal atração a represa de Itupararanga e a Estrada de Ferro Sorocabana, explica. Esse potencial, segundo ele, deve ser melhor explorado.
Na região, comenta Bramante, há bons exemplos de exploração do turismo rural. Ele cita uma fazenda em Itu que mantém o programa ‘Do cafezal ao cafezinho. O turista conhece desde a plantação, cultivo e colheita até os pratos que podem ser feitos a partir do café. Começou devagar e hoje é a principal atividade da propriedade, comenta Bramante, que também é instrutor do Senar.
Cronograma
A gente quer abrir os olhos das pessoas para a vocação da região. É um programa motivacional ensinando os caminhos e as ferramentas corretas para fazer a coisa dar certo, ponderou ele. O seminário vai das 8h às 18h e a primeira palestra será às 9h30 com apresentação do ‘Programa de Turismo Rural mantido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A apresentação do caso ‘Construção de um Destino Turístico - Montanhas Capixabas será a segunda atividade. ‘O Turismo Rural no Brasil e no Mundo é o tema programado para a segunda palestra que será ministrada por Andreia Roque da Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr). Das 12h às 13h, Tietta Pivatto falará sobre o Turismo de Observação de Aves.
Depois do almoço, às 14h20, os presentes poderão ouvir sobre o Turismo Pedagógico - Do cafezal ao cafezinho. A palestra será ministrada pela engenheira agrônoma Maria Isabel Arruda. O último caso a ser apresentado envolve o ecoturismo e vai falar sobre o Hotel Fazenda Areia que Canta que fica em Brotas. A última palestra abordará ‘Economia da Experiência e está prevista para começar às 16h20.
O seminário será no auditório municipal ‘Francisco Beranger, em Votorantim. Mais informações pelo site www.votorantim.sp.gov.br/seminarioturismorural2010 ou pelo telefone 3231-3777.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.