quinta-feira, 23 de setembro de 2010

TV Cela recebe o Selo “Cultura Viva”





O Programa TV Cela, realizado por reeducandas na Cadeia Feminina de Votorantim é semifinalista no processo de seleção da 3ª edição do Prêmio Cultura Viva e com isto já garantiu o Selo oferecido pela organização.

Idealizado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Prêmio Cultura Viva tem como objetivo mobilizar, reconhecer e dar visibilidade a práticas culturais que ocorrem em todo o território brasileiro, de modo a favorecer o conhecimento da riqueza e da diversidade cultural do país.

Cada edição do Prêmio apresenta um tema, mote direcionador para a mobilização. Sua 3ª edição, dirigida a iniciativas que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação, recebeu 1794 inscrições oriundas de cerca de 750 municípios brasileiros.

Após a etapa de análise preliminar, de verificação da inscrição com os requisitos definidos pelo Regulamento, as iniciativas passaram pela etapa regionalizada de seleção das 120 semifinalistas. As semifinalistas, além de seguirem no processo de seleção, receberão o Selo Prêmio Cultura Viva, uma chancela de reconhecimento desenvolvida para dar visibilidade às iniciativas que se destacam no processo de seleção.

Werinton Kermes, um dos idealizadores da iniciativa e diretor da Associação Cultura Votorantim (ACV), mantenedora do Projeto TV Cela, descreve a importância de ter recebido o Selo: “É o reconhecimento de que o projeto TV CELA vem de encontro às políticas de cultura. Com o Selo, deixamos de desenvolver esta ação sem o apoio e o reconhecimento de órgãos que avaliam e estimulam a cultura”.

A jornalista e vice-presidente da ACV, Luciana Lopez, destaca que o Selo é uma grande conquista da iniciativa. “Simboliza o reconhecimento de entidades e pessoas competentes do segmento cultural. Assim, traz ainda mais motivação para todas as pessoas envolvidas com a ação, além de dar grande destaque à seriedade empregada no desenvolvimento da iniciativa”, afirma.

“Tv Cela” participa na categoria Organização da Sociedade Civil, uma vez que é uma realização da Associação Cultura Votorantim. O processo de seleção das iniciativas ainda conta com mais duas etapas: a seleção das 40 finalistas, a ser realizada no mês de outubro, e a definição das 12 iniciativas premiadas, cujo resultado será divulgado em dezembro de 2010. Mais informações pelo site: www.premioculturaviva.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim