terça-feira, 5 de outubro de 2010

ANTES QUE SEU FILHO CHEGUE ÀS DROGAS - Parte 5*

*Este é o quinto texto relacionado ao tema "prevenção ao uso de drogas" de uma série de 10 textos.

Autor: Manoel Peres Sobrinho

Antes que seu filho chegue às drogas, ajude-o
a desenvolver valores firmes e adequados para aprender
 a levar uma vida saudável e equilibrada.

“O pai de filhos sem juízo só tem tristeza e sofrimentos”.

Comece a falar da importância da família.

Todos os assistentes sociais, psicólogos e profissionais da área de prevenção ao uso de drogas são unanimes em afirmar que quando alguém se envolve com entorpecentes é sinal que o individuo não se encontra em sintonia com a família.

É preciso conhecer a família por dentro e por fora. Qual o papel que cada componente pode e deve executar. A sua importância para o crescimento harmônico e natural da pessoa, contribuindo de forma decisiva ao seu amadurecimento.

O amor e o respeito à família são valores que não podem ser descartados, por isso não se alteram nunca, qualquer que seja a sociedade ou a filosofia de vida que esta venha a assumir em seu modo de ser. Se estes elementos não forem devidamente explanados podemos gerar um caráter deformado e uma pessoa profundamente egoísta e solitária.

Incentive seu filho a trabalhar desde cedo. Inicie-o dando pequenas tarefas e responsabilidades, corrigindo com brandura, caso falhe, e aplaudindo, quando tiver êxito.

Censura e aprovações na medida certa funcionam de maneira decisiva quando usadas com equilíbrio. O excesso de ociosidade e dependência financeira têm levado muitos jovens a terem tempo demais para pensar em coisas ruins, como a droga, por exemplo, fazendo deles uma vítima fácil, resultado de sua própria desocupação. Se ele estuda, examine periodicamente suas notas e comportamentos. Logo você saberá se está levando a sério os estudos ou se faz da escola oportunidade e motivo para “outras atividades”.

Não facilite demasiadamente ao seu filho o acesso ao dinheiro. Demonstre de maneira clara a dificuldade de como ganhá-lo. Quanto mais cedo ele souber o valor de cada centavo conquistado, tanto mais saberá como gastá-lo.

Evidencie sempre, que na vida, as coisas que mais valem a pena conseguir têm suas próprias vias de acesso e trâmites normais para se chegar a elas. Atalhos podem ser perigosos e alguns com resultados catastróficos e sem volta, além de darem uma falsa idéia da vida.

Ajude-o a discernir entre a mentira saborosa e irresponsável e a verdade comprometedora.

Leve-o a preferir e praticar o bem, mesmo quando for difícil e com desvantagens pessoais; a pender para o mal com sobras de facilidade e proveito usurpado.

Não há nada melhor que um pai possa deixar para um filho do que a certeza de ter feito tudo para que ele seja um homem de bem.

Tudo o mais na vida pode ser conseguido com esforço, inteligência e muito trabalho. Mas, nada poderá preencher a lacuna de um caráter deformado, acostumado a enganar e pisar nos outros para conseguir o que quer.

Rubem Alves diz que valores são idéias que precisam ser transformadas em realidades através da ação. Ensine seu filho a fazer fazendo.

Quando isso acontece a vida começa a fazer sentido. Mais do que isso, começa a ter uma finalidade. Isto aprendemos em nossa casa. No colo dos nossos pais, sob o seu atento e vigilante olhar.

Portanto, não perca seu filho de vista.

Por esta e outra razões é que se torna verdadeiro e necessário o adágio popular: “a educação vem do berço”.

A educação escolar, quando muito, acrescenta informações. Nenhuma escola ou universidade fará de seu filho uma pessoa de bem. ele já sairá feito de casa.

Fazendo isto, você pai, não só estará livrando possivelmente seu filho das drogas, mas também fazendo dele um HOMEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim