quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Começa ensino em tempo integral para alunos de 10 escolas

Telma Silvério

Notícia publicada na edição de 14/10/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A
 
Novas atividades farão parte da rotina escolar de aproximadamente 2 mil alunos da rede pública

Diretora da escola Gerson Soares de Arruda (Parque São João) fala aos pais de alunos sobre o programa
Foto: Emídio Marques


No ano que vem o programa deve ser implantado em outras dez unidades
Foto: Emídio Marques

Uma série de oficinas de línguas estrangeiras, músicas, informática, artes e esportes, entre outras, farão parte da vida escolar de aproximadamente 2 mil alunos da rede pública de ensino de Votorantim. Trata-se do Educação em Tempo Integral, que começou a ser implantado ontem, inicialmente em dez unidades do município, com a apresentação do programa aos pais de alunos. As atividades serão oferecidas a estudantes da 4.ª série, 4.º ano e 5.º ano do Ensino Fundamental. O aprendizado curricular é complementado com diversas atividades interessantes e prazerosas, de forma a manter os alunos na escola, destacou o prefeito Carlos Augusto Pivetta.

De acordo com Pivetta, o projeto surgiu de uma necessidade detectada pelas comunidades e administração pública. Na escola a criança é assistida integralmente em suas necessidades básicas e educacionais e ampliando seu aproveitamento escolar. Esse é um novo conceito de educação do município, observa o prefeito. A intenção é atingir todas as escolas da rede de forma gradativa. No ano que vem o Educação em Tempo Integral deve ser implantado em outras dez unidades, adianta Pivetta, com a meta de aumentar o número de crianças atendidas para 4 mil.

Além das atividades curriculares normais e a partir do universo de cada comunidade, as crianças passam a participar de diversas oficinas. Ao longo do dia contarão com oficinas de línguas estrangeiras, matemática inteligente, inglês, informática educacional, alfabetização e letramento, música/fanfarra, judô/jogos de mesa/brincadeiras, artes visuais, dança, artes cênicas (teatro), capoeira e esportes nas diferentes modalidades, dentro do projeto Mais Cultura e Educação.
O projeto teve aprovação total de pais e alunos da escola Izabel Fernandes Pedroso, no Jardim São Lucas, comemorou a diretora Maria Joselita de Souza Ferreira, 55. A instituição soma 469 alunos. Alguns pais aprovaram porque trabalham fora, mas o fato é que o desenvolvimento na sala de aula muda, observa ela. A aposentada Roldy dos Santos Machado, de 48 anos, aprovou a iniciativa de manter sua neta de 9 anos na escola, em período integral. Tem muita criança na rua, e na escola ela vai sempre aprender. Minha neta também adora oficinas, contou.
Para a auxiliar de contabilidade Cristiane Graciano Barbosa, 32, a nova programação deve ajudar no desenvolvimento das crianças. Minha filha é muito tímida e isso deve melhorar, acredita. Já a operadora de caixa Rosângela de Souza, 28, falou sobre a dificuldade das famílias em pagar oficinas como de violão, capoeira e dança para seus filhos. Então quando tem atividade diferente eles participam. Assim a gente não fica só nos cadernos e livros, disse a aluna Larissa Delgado França, 10.
Espaço físico e oficinas

O projeto tem a parceria da empresa Planeta Educação, que será responsável pelas equipes e oficinas educacionais diferenciadas, no contraturno escolar, portanto, não deve haver aumento no quadro de professores na rede - soma mais de 400. E para poder acolher as crianças em período integral e resolver a questão do espaço físico, a administração pública tem realizado obras de ampliações em vários prédios, disse o prefeito. As unidades inauguradas desde o ano passado já contemplam espaço para a implantação do programa, como é o caso da escola Gilberto Santos, no Parque Jataí, ressaltou.

Para a realização das oficinas temáticas, as crianças deverão permanecer na escola no contraturno escolar, sendo a entrada dos alunos que estudam no período da manhã às 7h, com saída às 16h50. Para as crianças que estudam à tarde, a entrada na escola será às 8h, com saída às 17h40. Nesta primeira fase serão contempladas as escolas Professora Edith Maganini (Vossoroca), Lucinda Rodrigues Pereira Inácio (Parque Morumbi), Profª.Patrícia Maria dos Santos (Jardim São Matheus), Gerson Soares de Arruda (Parque São João), Prof. Walter Rocha Camargo (Vila Nova Votorantim), Gilberto Santos (Jataí II), João Ferreira da Silva (Itapeva), Maria Helena de Moraes Scripillitti (Votocel), Izabel Fernandes Pedroso (Jardim São Lucas) e Prof.ª Mercedes Santucci (Jardim Novo Mundo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim