quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Palestra “Terapia Assistida Animal” envolve profissionais do Caps e Saúde Mental

 

 

Dentro da Semana de Consciência Animal o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Votorantim promoveu na manhã desta quarta-feira (06), palestra sobre Terapia Assistida Animal (TAA) para terapeutas ocupacionais, psicólogos e enfermeiras do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e do Ambulatório de Saúde Mental da Secretaria de Saúde.

 

A palestra foi ministrada pelo fisioterapeuta especializado em TAA, Vinícius Ribeiro, que abordou alternativas terapêuticas com a participação de cães que visa aproximar a interação entre homem e animal. "Desenvolvo esse trabalho há 8 anos com pacientes autistas dentro da saúde mental. Na TAA existem alguns benefícios fisiológicos e afetivos, por meio do trabalho lúdico e terapêutico os pacientes passam a se socializar melhor com outras pessoas", disse o fisioterapeuta.

 

Para a gerente e psicóloga do Caps, Silvia Cristina de Oliveira, foi uma proposta inovadora. "Trouxe expectativa na inclusão social. É um trabalho que possibilita uma integração maior. É um novo jeito de trabalhar com as diferenças dos pacientes de saúde mental", disse a psicóloga.

 

Já para a médica veterinária e diretora do departamento de Saúde Coletiva da Prefeitura, Evelyn Nestori Chiozzotto, a palestra visou mostrar aos profissionais alternativas no tratamento visando a presença de animais. "Vamos estudar a possibilidade dentro de nossa realidade. Para os pacientes os cães não tem atitude de preconceito, cobrança e julgamento. A presença do cão auxilia no tratamento aos pacientes, muitas vezes eles não se soltam tanto como na presença de um animal", disse.

 

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim