sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PROJETO CPFL TOTAL - Um mês depois, público ainda reclama

Samira Galli

Notícia publicada na edição de 01/10/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A
 
 
Leandro e Midian: dificuldade para pagar a conta
Foto: Adival B. Pinto


Alexandre Hugo: a empresa teve alguns casos pontuais
Foto: Adival B. Pinto


"Não há como registrar queixa", diz Hélio Baldy Filho, do Procon
Foto: Adival B. Pinto




 
Mais de um mês depois do lançamento do projeto CPFL Total, pagar as contas de energia elétrica ainda é uma dor de cabeça para o consumidor. Muitos estabelecimentos indicados não estão mais credenciados e outros ficam distantes das residências dos clientes. A CPFL afirma que está aumentando os pontos de recebimento para facilitar o pagamento.
Desde o dia 18 de agosto, as contas de energia elétrica não podem mais ser pagas em casas lotéricas, mas em lojas credenciadas pela CPFL, nos bancos ou pela internet, por meio dos sites de bancos cadastrados.

 
O casal votorantinense Leandro Vieira Bastos, de 28 anos, e Midian de Oliveira Bastos, de 23, encontra dificuldade para pagar a conta da CPFL desde o mês de lançamento do projeto. As sugestões de locais para pagamento são de dois extremos da cidade, na Vila Nova e no Jardim Novo Mundo, ambos longe do bairro onde moram, no Jardim Serrano. O único local mais próximo foi a terceira sugestão, a Associação de Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), descredenciado do programa desde o último dia 25. “Só quando cheguei lá é que fui informado de que não recebiam mais as contas”, reclama Bastos. Mesmo sem ser cliente, a solução foi pagar no banco para conseguir quitá-la antes do vencimento.
O casal não tem veículo de transporte, o que dificulta ainda mais a situação. “Imagina se eu vou até o Novo Mundo de ônibus, me locomovo, gasto, chego lá e o lugar também é descredenciado?”, questiona. Além disso, Bastos mostra que as indicações diferem de uma conta para outra. “Cada mês vai vir um lugar diferente para pagar?”, reclama. Ele conta que, na fila no banco, outras pessoas também lamentando a situação. “O pessoal está reclamando bastante, mas até agora nada foi feito para facilitar nossa vida”. E acrescenta: “Com nenhuma outra conta tenho problemas, só com a CPFL”.

Não é irregular, diz Procon
Apesar das dificuldades, os consumidores não têm muitas opções para fazer reclamações. O diretor do Procon de Sorocaba, Hélio Rosa Baldy Filho, afirma que não há como registrar queixa contra a CPFL neste sentido porque não se trata de irregularidade. Ele explica que a obrigação da empresa é disponibilizar, pelo menos, um local para pagamento, independente de onde for ou se dificulta a vida dos clientes. “Os consumidores podem reclamar ou sugerir sim, mas não pelo Procon. Pelo próprio 0800 que existe na conta”, afirma. O Procon de Votorantim pontuou o mesmo problema.

O gerente de poder público da CPFL, Alexandre Hugo de Morais, justifica que a empresa teve alguns casos pontuais, mas que nesse começo do projeto, o número de credenciamento cresceu de 2.200 para mais de 3 mil pontos em todo o Estado.
Só em Sorocaba, o número quase dobrou de 42 para 70 pontos de recebimento. E, em Votorantim, são 10 pontos, mas Hugo garante que até a semana que vem, mais oito estabelecimentos estarão credenciados: lojas de duas redes de supermercados e uma empresa que comercializa postes na avenida 31 de março. “O que a gente pretende agora é cada vez ampliar mais os credenciados, cada vez saber quais são os pontos realmente mais próximos aos clientes, ou seja, uma quantidade maior nos bairros mesmo”, afirma.
Hugo afirma ainda que o não houve impacto no pagamento das contas nem alteração com o número de inadimplentes desde agosto. “Isso porque as formas de pagamento se mantiveram praticamente as mesmas. Ou seja, a população que pagava no sistema bancário continua pagando assim, do mesmo jeito das que utilizam o débito automático. E aquelas que utilizavam as lotéricas já se adaptaram com o sistema novo da CPFL Total”, diz. Além da indicação na conta, os pontos de recebimentos podem ser encontrados no site www.cpfl.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim