Cruzeiro on-line
Foto: Bruno Cecim
Foto: Bruno Cecim
Os motoristas que trafegam diariamente pela rodovia Raposo Tavares, no trecho que corta Sorocaba, já puderam usar quatro pistas da marginal, liberadas para tráfego na manhã desta sexta-feira (15). São dois quilômetros de extensão, entre os km 95 e km 97, em ambos os sentidos com duas faixas de rolamento. Quem usa a estrada para chegar aos bairros localizados nestas regiões, entretanto, deve estar atentos à sinalização, já que muitos dos antigos acessos, a partir da pista expressa, foram fechados.
As marginais da Raposo Tavares estão sendo abertas à beira da via para diminuir pela metade o volume de veículos que circula diariamente entre os km 95 e km105 - cerca de 25 mil. Nesta sexta pela manhã, ainda eram poucos os carros que podiam ser vistos nas novas pistas. No sentido interior, a entrada do motorista para a marginal acontece no km 95, com placas de orientação de acesso à avenida Nogueira Padilha e ao supermercado Santo. Porém, quem pretende chegar ao bairro Barcelona também deve pegar a via já no km 95. Isso porque na marginal - cujo trecho liberado segue até o km 97 - não há possibilidade de acesso à pista expressa e, desta, não há como se acessar os bairros se o motorista não estiver na pista nova. Deste lado na estrada, os acessos que funcionam desde ontem já são os definitivos.
No sentido capital da Raposo Tavares, a marginal está liberada no mesmo trecho, com início no km 97. Ela deve ser utilizada por todos que queiram chegar à Vila Sabiá e João Romão. Para isso, o motorista entra no acesso e passa pela rotatória da avenida Otávio Augusto Rangel, em Votorantim. Quem quer adentrar o Bairro dos Morros, a partir da Raposo Tavares, também tem que pegar a saída do km 97. Depois de passados os dois primeiros bairros, a pista marginal prossegue até o km 95. Porém, neste trecho, ainda existem áreas em obras, como a própria ponte na altura do Bairro dos Morros. Neste local, os carros também fazem a rotatória dentro do bairro para seguir pela lateral da rodovia, com acesso a concessionárias e empresas instaladas na região. Neste sentido, as ações ainda são provisórias, mas os motoristas que se mantiverem na pista expressa já não conseguem mais acessar os bairros sem adentrar à marginal pelo km 97.
A obra completa das marginais da Raposo Tavares, com os dez quilômetros de extensão, entre os km 95 e 105, deve ser entregue no primeiro semestre de 2012. De acordo com a Viaoeste, concessionária que administra o trecho, os investimentos totais no projeto serão em torno de R$ 45 milhões.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.