segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ANTES QUE SEU FILHO CHEGUE ÀS DROGAS – Parte 8

 

Manoel Peres Sobrinho

 

Antes que seu filho chegue às drogas, incentive as atividades sadias e criativas, principalmente aquelas onde o companheirismo e a idéia de grupo sejam importantes.

 

"Não basta ser pai tem que participar", dizia a propaganda de um importante produto farmacêutico. O brilho nos olhos dizia tudo naquela criança premiada com a presença do pai para torcer por ela na disputa  esportiva.

Que valor pode ter o sucesso para nossos filhos se suas vitórias são sempre solitárias, sem as pessoas importantes ao seu lado para incentivá-los a competir e comemorar?

A presença do pai e uma boa dose de vontade e iniciativa, podem fazer diferença no destino de seu filho se você quer vê-lo longe das drogas.

É necessário avaliar.

Seu filho é importante para você? É mesmo???

Não estou querendo uma resposta social, pronta para sair da saia justa.

Quero uma resposta franca e verdadeira. Se for sim, e acreditamos que seja, há um outra inevitável pergunta: o que você está fazendo por ele?

Lembra-se de um dado muito importante: o dinheiro, facilidades materiais, privilégios sociais não substituem sua ausência.

É preciso encarar a situação de forma prática e objetiva. É preciso fazer alguma coisa antes que ele precise ir para uma clínica. Há sempre algo que pode ser feito.

O que seu filho tem feito com o tempo que lhe sobra?

Existem muitas atividades sadias, criativas e muito interessantes que causarão prazer e além do entretenimento, poderão acrescentar cultura e satisfação.

Caso seu filho não saiba o que quer, seja por desconhecimento, acanhamento ou desinteresse, seria bom levá-lo aos diversos locais de atividades recreativas ou culturais. Isso poderia ajudá-lo na escolha, além dos momentos que poderão desfrutar juntos. Aí começa o reconquista dele.

Há quatro maneiras para você conseguir isso.

Primeira. Você mesmo pode bancar os custos. Se você tem condições para isso, seria muito interessante, já que a escolha seria mais ampla.

Segunda. Procurar o que existe na cidade em que reside ou na mais próxima o que as Secretarias e entidades particulares oferecem. O custo pode ser baixo, quando não, zero.

Terceira. Incentivar através da Associação dos Moradores de Bairros a criação de alguma atividade em parceira com a Prefeitura ou empresas interessadas.

Quarta. Você mesmo pensar em algo que possa desenvolver com o seu filho, seus vizinhos, amigos ou parentes. Não é difícil encontra algo que mais pessoas estejam querendo fazer. É preciso sair a campo e procurar.

Quais seriam as opções de lazer, cultura, entretenimento e até mesmo uma social e espiritual?

Nunca se esqueça de Deus. É de valor inestimável o cultivo da fé no Deus vivo. Neste caso vale sempre lembrar: não mande seu filho e esposa à igreja, mas leve-os e acompanhe também na adoração.

Vá com eles, deixando-os desfrutar da sua companhia. Mostre que você também valoriza o exercício espiritual. Aliás, você também precisa alimentar sua alma. Não é? Precisa pedir forças a Deus para poder cumprir seus deveres de pai, marido, cidadão. Ninguém mais pode ajudá-lo nestes difíceis compromissos que lhe são impostos. Dentre as atividades culturais, temos:

Línguas: um bom curso de Inglês, Espanhol, Frances, etc.

Curso de computação: ligados à Internet o mundo decididamente tornou-se "uma aldeia global". Seu filho como estudante e futuro profissional informado precisa desses instrumentos de aprimoramento técnico e pessoal. "A moeda corrente hoje, em nosso planeta é o conhecimento" disse Lair Ribeiro.

Instrumentos musicais. Seja piano, violão, bateria, teclado ou qualquer outro. Além de tudo isso, ainda há cursos de teatro, pintura, música, dança, etc.

Esportes. Futebol, basquete, vôlei. Natação ou mesmo o intelectual xadrez. Se quiser algo mais radical, temos o vôo de asa delta, alpinismo, ou seguir trilhas e finalmente acampar, procurando reconhecer o local com todas as suas características geográficas. Se não achou nenhum que lhe agrade ou interesse, invente um. Há muita coisa sendo criada por aí que vira mania.

Ação social. Hoje se fala muito em voluntariado. Seja um amigo da escola, ou, adote uma comunidade de serviço e preste serviços voluntários a ela. Há muitos jovens engajados neste tipo de atividade.

O mais importante é estar junto do seu filho, demonstrar que o ama que se interessa por ele. Tem cuidado dele e preocupa-se com ele. Não reprima suas emoções. Procure ser o mais natural e humano possível. Ele saberá valorizar seus esforços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim