Cruzeiro on-line
Notícia publicada na edição de 09/11/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno Turismo
Ao longo do ano, o Turismo Rural foi discutido em vários eventos
Foto:Fábio Rogério
O Festival de Turismo Rural será realizado no próximo dia 20, no Sítio do Abacateiro (Estrada dos Morros, ex 321, Bairro dos Morros), em Votorantim. O evento marcará o encerramento do programa que o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizou desde fevereiro na cidade, informa Luiz Antonio Marcello, presidente do Sindicato Rural de Sorocaba, parceiro na iniciativa. O evento também conta com o apoio da Prefeitura de Votorantim e do Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo).
No programa, destaque foi dado ao fato de que toda a região de Sorocaba tem no tropeirismo um atrativo. Além disso, a região conta com áreas produtivas de diversas culturas e isso pode ser melhor aproveitado com a geração do turismo rural.
As propriedades rurais combinam com a tendência de comportamento do turista que se interessa pela economia da experiência ou o chamado produto de origem. Esse turista não quer ser apenas um visitante, que ver como as coisas são feitas e participar do processo, quer visitar a propriedade, mesmo que pequena e eventualmente andar a cavalo, por exemplo. O Estado de São Paulo conta com mais de 800 empreendimentos rurais. Potencial não falta.
Durante o Festival, no dia 20, de acordo com Marcello, os alunos do programa do Senar estarão realizando também um treinamento, arrumando as mesas e fazendo o atendimento aos participantes durante a refeição. Marcello informa ainda que o projeto de formação para o Turismo Rural deve prosseguir em Votorantim no próximo ano e possivelmente a cidade de Salto de Pirapora também passará a sediar o treinamento. Mais informações com Edna pelos telefones (15) 3243.5043 ou 9773.4543.
Lei que cria Conselho Municipal foi sancionada
A lei de nº 2174 que cria em Votorantim o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foi sancionada e promulgada pelo prefeito Carlos Pivetta, no último dia 29. O objetivo do governo municipal é instituir o conselho que será formado por membros do poder público e sociedade civil. Então será criado o regimento interno para dar início aos trabalhos.
Criado junto a Secretaria de Cultura, o Conselho deve formular as diretrizes para a política municipal de turismo, inclusive para atividades prioritárias de ação do município em relação ao desenvolvimento do turismo, bem como deliberar os processos, projetos ou planos de desenvolvimento de turismo elaborados pela administração. A criação do conselho compreende a elaboração de espaços de diálogo, políticas específicas, procedimentos e metodologias que possam regulamentar o funcionamento deste segmento na cidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.