quinta-feira, 13 de maio de 2010

Acidente: Marreta de 20 quilos decepa dedo de soldador na TSM

Fonte: Site Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba


Acidente aconteceu nesta quinta-feira por volta das 8h da manhã; empresa fica em Votorantim


O soldador Marcelo Batista de Sales, 31 anos, funcionário da caldeiraria TSM, em Votorantim, perdeu o dedo mínimo da mão esquerda na manhã desta quinta-feira, 13, quando soldava chapas de aço. Ele foi socorrido na Santa Casa de Misericórdia de Votorantim e não corre risco de morte.

Marcelo, juntamente com um ajudante, ponteava com solda duas chapas de aço. Como as chapas estavam empenadas, o ajudante ia batendo nas chapas com uma marreta, enquanto Marcelo a ponteava. Num dado momento, o ajudante errou a marretada e acertou o dedo de Marcelo, que se esfacelou e teve de ser amputado.

A marreta usada pelo ajudante pesa cerca de 20 quilos.

O diretor sindical Joselito Mansinho esteve no local e o Sindicato dos Metalúrgicos vai acompanhar o caso.

A TSM emprega aproximadamente 70 operários e trabalha com caldeiraria pesada.


Imprensa Smetal Sorocaba

Proerd forma mais três turmas em escolas de Votorantim



Continuam as formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que atendem as escolas municipais de Votorantim.
Nesta quinta (13) acontece a formatura da Emef: "Sueli da Silva Paula", no prédio da escola na Barra Funda, às 19 horas. Serão ao todo 82 alunos, sendo 36 da 4 ªsérie e 46 do 5º ano.
Na sexta (14) a formatura é da Emeief: "Helena Pereira de Moraes", no Auditório Municipal "Francisco Beranger" às 10 horas. Serão ao todo 61 alunos, sendo 33 da 4ª série e 28 do 5º ano.
Na próxima terça-feira (18) a última formatura do bimestre acontece na Emef: "Profª Edith Maganini" na própria escola às 18h30 horas. Serão ao todo 120 alunos, sendo 66 de 4ª série e 54 de 5º ano.

Dentro do cronograma, já foi realizada a formatura dos alunos da escola Emeief: "Antonio Marciano", em solenidade que aconteceu na última segunda-feira (10), no espaço "Aquário Cultura" e que contou com 91 alunos formandos, sendo 49 de 4ª série e 42 do 5º ano.

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)

Flanelinhas brigam e um deles tem fratura exposta

Cruzeiro On Line

Dois flanelinhas de Votorantim brigaram nesta quinta-feira (13) por volta das 16h20, na avenida Antônio Carlos Comitre, no Parque Campolim, em frente da agência da Caixa. Um deles fraturou de forma exposta a tíbia da perna direita. O caso foi registrado no plantão policial da Zona Sul como lesão corporal.



Segundo informações da Polícia Militar (PM), Lázaro Antunes de Oliveira Neto, de 35 anos, e Júnio Bueno de Paula, de 21 anos, discutiram por motivos ainda desconhecidos, e se envolveram em luta corporal na calçada da via. Houve aglomeração de populares no local. Alguns motoristas que trafegavam pela avenida pararam os veículos para ver o que estava acontecendo.


Com a chegada da PM, a briga cessou. Júnio, fraturado na perna direita, foi levado pelo Resgate do Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional. Ele passou por exames e havia a possibilidade de ser submetido a uma cirurgia. Lázaro sofreu escoriações.

Integrantes do exército vão auxiliar no combate a dengue

O vice-prefeito Marcos Mâncio recebeu nesta quinta-feira (13) a visita do tenente coronel Gilmar da 14ª CSM no gabinete do prefeito. O encontro tinha como objetivo finalizar os últimos detalhes sobre o apoio oferecido pelos integrantes do exército junto às ações de combate à dengue em Votorantim. Participaram do encontro a secretária de Saúde, Gladys Barasnevicius, e o secretário de Segurança Comunitária, Transito e Transporte, Claudinei Fernando de Paula Ribeiro.

A partir dessa sexta-feira (14), 15 integrantes do exército da base sediada em Sorocaba irão acompanhar os agentes municipais da saúde para orientar a população e realizar a eliminação de possíveis criadouros do mosquito da dengue. Ao todo serão quatro jornadas de meio período a serem realizadas pelos integrantes nas próximas quatro sextas-feiras.

Esta semana um encontro foi realizado para capacitar os membros do exército sobre a abordagem que se deve ter com os munícipes. Essa parceria for firmada a partir do contato de representantes do governo municipal com o tenente coronel Gilmar. A expectativa é de que a presença do exército fortaleça o trabalho desenvolvido pelos agentes de saúde.


Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)

 


Ambulante passa 24 horas em poder de sequestradores

Mayco Geretti

Agência BOM DIA
 
Criminosos teriam mantido a vítima em um matagal de Votorantim
 
A Polícia Civil vai investigar o que de fato aconteceu com a ambulante A.R.G, 20 anos, que teria sido libertada na manhã desta quarta, em Votorantim, após passar 24 horas em poder de três sequestradores.
Depois de a dominarem em um ponto de ônibus da cidade, os criminosos a teriam mantido em um matagal para, supostamente, “darem um susto” no companheiro da jovem, um ambulante de 27 anos.

Policiais civis de Votorantim e do Grupo Antissequestro de Sorocaba se mobilizavam desde a manhã desta quarta para obter informações sobre o paradeiro da jovem quando, no começo da tarde, ela foi libertada sã e salva e procurou as autoridades.
“Eles [bandidos] me obrigaram a tomar um remédio. Fiquei apagada por boa parte do tempo em que estive rendida, mas lembro das armas e ameaças”, conta.

Telefonema e ameaça de morte

Por volta das 13h de terça a ambulante saiu de sua casa, no Jardim Novo Mundo, para ir ao Centro de Votorantim.
Às 19h a jovem ligou dizendo ter sido sequestrada. Em certo momento um homem pegou o telefone e disse a uma parente da moça que ela seria morta caso um resgate de R$ 5 mil não fosse pago. O contato para estipular o local da entrega, no entanto, não chegou a ser feito e o silêncio se manteve até seu reaparecimento.
O companheiro da vítima, que já esteve preso por furto, afirma que não tem desafetos, apesar de o criminoso ter falado para a ambulante que o sequestro era uma uma forma de “dar um susto em seu marido”.

Informações sobre a autoria do crime poder ser passadas pelo telefone 181.

Detento volta à cadeia com um dia de atraso

Gustavo Ferrari

Notícia publicada na edição de 13/05/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A
 
O preso André Silva Motta, 27 anos, nascido em Votorantim, retornou com um dia de atraso da saída temporária do Dia das Mães. Ele cumpre pena na Penitenciária Dr. Antônio de Queiroz Filho, em Itirapina. Deixou o local no dia 6 e deveria ter voltado ao presídio no dia 11 (o prazo livre é de cinco dias ininterruptos).
Alegando motivos financeiros, ele não conseguiu retornar à cidade onde cumpre pena. Dessa forma, segundo registro de captura de procurado em boletim de ocorrência, preferiu se entregar à Polícia Civil no plantão da Zona Sul de Sorocaba, às 17h45 do dia 11. Imediatamente, foi conduzido por policiais ao Centro de Detenção Provisória de Aparecidinha, de onde seria levado pelos agentes penitenciários à cidade de Itirapina, ontem pela manhã.

Ouça a Rádio Votorantim