terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Artista votorantinense vai se apresentar na Bienal de Veneza

Matheus Casagrande


Felipe Vian, 19, foi um dos cinco escolhidos em meio a 286 candidatos, para abrir festival de dança

Apesar da pouca idade, Felipe Vian, 19, fala com o ar de um profissional experiente. Isso é compreensível. Já são oito anos dedicados à dança. O início foi como aluno do Núcleo de Dança da prefeitura, onde passou a professor, até o final de 2009. De toda sua trajetória, talvez o ápice tenha sido a apresentação na Grécia, em 2008, com o Quadra Pessoas e Idéias.

Ainda assim, o votorantinense encara o atual momento de sua vida como um começo. Vian é um dos cinco brasileiros selecionados para se apresentar na abertura do Festival de Dança da Bienal de Veneza, em maio, no projeto Arsenale Della Danza – Body in progress. Ele embarca nesta sexta-feira (14).

A seleção dos bailarinos foi feita pelo diretor da mostra de dança da Bienal, o coreógrafo brasileiro Ismael Ivo, em parceria com o Sesc São Paulo. No total, foram 286 artistas profissionais inscritos. A partir do material enviado (vídeo, foto, currículo e uma carta de intenção), Vian foi um dos 40 escolhidos para participar da seleção, realizada em novembro no Sesc Pinheiros. Foram três dias de aulas e avaliações. A etapa final foi uma entrevista com Ismael Ivo, da qual apenas dez participaram. A banca de audição foi composta também por Marina Guzzo e Susana Yamauchi.

O espetáculo de abertura da Bienal terá a participação de 26 bailarinos de sete nacionalidades diferentes. Todos irão participar da criação. Estes cinco meses serão de interação, convivência e aulas. A proposta do Arsenale Della Danza deste ano, segundo Vian, é que a construção seja feita paralelamente ao aprendizado. Depois de abrir a Bienal, o espetáculo deverá circular pelo interior da Itália.
A seleção

Na primeira audição que realizou na vida, Vian teve muito aprendizado. “Eu sei que isso pode parecer clichê, mas eu vi como é importante acreditar em você, ter autoconfiança.” Foi com essa determinação que Vian chegou ao Sesc Pinheiros no primeiro dia de seleção. Mas ele confessa que, no terceiro dia, levou um susto. “Achei que não ia passar. Todos os candidatos eram muito talentosos.”

No final, Ismael Ivo chamou, um a um, os dez finalistas. Felipe Vian sofreu até ouvir o oitavo nome. A impressão é que a avaliação levou em conta muito mais do que a habilidade técnica dos candidatos. “É a troca de experiência que faz o artista ser melhor. Não adianta a pessoa saber um movimento difícil, se ela não sabe o sentido disso.”

Vian diz que, nos três dias de ensaio, se identificou muito com Ismael Ivo. “Vou ter a oportunidade de estudar com quem sempre admirei. Vai ser muito especial para o meu currículo e pela experiência”, afirma o votorantinense, sem esconder a felicidade.

 
Expectativa

Embora a previsão de retorno seja no final de maio, Vian vai com a expectativa de fazer contatos para continuar com outros projetos na área que escolheu. “É a oportunidade da minha vida. Já que eu quero fazer dança, quero estar no melhor lugar.” Pela participação, os artistas têm todas as despesas pagas e recebem uma ajuda de custo.

Essa guinada em sua carreira veio depois de um ano ocioso em sua vida. Com a saída do Núcleo de Dança, em 2010, ele teve que dar uma pausa nos projetos artísticos, mas continuou cheio de ideias e propósitos. Durante esse período, manteve os ensaios com o apoio da academia Imagem, de Sorocaba, que lhe cedeu espaço. Sexta-feira passada (7) foi seu último dia no antigo emprego.

Vian vai postar as novidades da viagem em seu blog (http://felipevian.tumblr.com/).
Selecionados

Os cinco brasileiros selecionados para o Arsenale Della Danza são: Cristian Rebouças da Silva e Leonardo Magalhães Muniz (Projeto Axé-Salvador), Flávio Arco Verde (do projeto social de Débora Colker, Rio de Janeiro), Felipe Vian (de Votorantim) e Lucas Saraiva (Corpo Cidadão, São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim