quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Copa Infantil testa hegemonia sulista

Rodrigo Gasparini

Notícia publicada na edição de 13/01/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 12 do caderno A
 
A Copa Brasil de Futebol Infantil, que abre hoje sua 16.ª edição em Votorantim, colocará à prova a hegemonia dos clubes do Sul do País nos últimos anos. Uma das principais competições sub-15 do País, o campeonato teve títulos do Atlético Paranaense em 2007, Internacional em 2009 e Grêmio em 2008 e 2010. Antes disso, clubes do Sudeste venceram a competição seis vezes seguidas, de 2001 a 2006.

A partida de abertura, marcada para as 20h no estádio Domenico Paolo Metidieri, reúne os atuais campeões e o Corinthians, último paulista a levantar a taça, em 2004. O jogo, válido pelo grupo A, será realizado após a cerimônia de abertura com desfile das delegações, prevista para as 19h. O estádio teve a iluminação reforçada para receber o evento.

Apesar de ter garantido o primeiro lugar em duas das três últimas edições da Copa e ser naturalmente um dos favoritos, o Grêmio nem sequer cita o torneio em sua página oficial na internet. Já o Timão vem credenciado pelo título paulista da categoria, conquistado em novembro com duas vitórias sobre o Santos.

A hegemonia sulista será defendida por outras duas equipes, que entram em campo amanhã -- assim como todos os outros participantes. Ainda pelo grupo A, o Coritiba estreia às 10h30, no campo do Sesi, diante do Flamengo. Na preliminar, o Internacional, que integra a chave C, abre sua participação diante do Desportivo Brasil, de Porto Feliz. Pelo mesmo grupo, Fluminense e Santos se enfrentam às 9h, no Domenico Paolo Metidieri.

O principal estádio de Votorantim também será palco das partidas do grupo B: Seleção de Votorantim x Bahia, às 10h30, e Palmeiras x Vasco da Gama, às 19h30. As partidas da chave D serão disputadas à tarde: Atlético Mineiro x Portuguesa (16h, no Sesi) e Botafogo x Vitória (18h, no Domenico).
Pelo regulamento da Copa Brasil, os times jogam entre si em turno único dentro dos grupos, com os dois melhores de cada passando às quartas de final. A partir daí, o campeonato será disputado em jogos eliminatórios. As partidas ocorrem em dois tempos de 30 minutos.

História

Ao longo dos últimos 15 anos, vários garotos que se tornariam ídolos do futebol nacional passaram pelos gramados de Votorantim, disputando a Copa Brasil. Em 1991, a competição teve a presença do meia Denilson, que faria carreira principalmente no São Paulo e seria campeão mundial com a seleção brasileira em 2002.

No ano seguinte, foi a vez do também meia Alex (ex-Palmeiras e atualmente no Fenerbahçe da Turquia), que jogava pelo Coritiba. No mesmo campeonato, defendendo o CSA de Alagoas, estava Adriano Gabiru. O jogador se consagraria em 2006, ao fazer o gol que deu o título mundial ao Internacional.

Três estrelas da seleção brasileira, que disputaram a Copa de 2010, estiveram em Votorantim em 1999: Adriano, da Roma (pelo Flamengo), Fred, do Fluminense (pelo América-MG) e Robinho, do Milan (pelo Santos).

Em 2001, o atacante Jô, do Manchester City, defendeu o Corinthians nos gramados de Votorantim. Em 2004, chamaram a atenção as presenças de Alexandre Pato (atualmente no Milan) pelo Internacional e Lulinha (atualmente no Olhanense, de Portugal), pelo Corinthians. O último grande jogador a atuar na Copa Brasil foi Neymar, que defendeu o Santos na edição de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim