Leila Gapy
Notícia publicada na edição de 30/01/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A
A Cachoeira da Chave, em Votorantim, foi um dos pontos
procurados por centenas de pessoas durante todo o dia de ontem
Foto: Aldo V. Silva
Foto: Luiz Setti
A chuva que pode cair hoje em Sorocaba, e também nos próximos dias, chegará após registros recordes de temperatura. E para alívio dos sorocabanos, as temperaturas - que permanecerão altas - devem cair um pouco, oscilando entre 20º C e 30º C. Mas a tarde da última sexta-feira registrou recorde de temperatura do ano, com 33,8º C, ultrapassando assim o recorde de janeiro de 2010, quando a cidade chegou a 33,7º C. Além disso, o sorocabano também viveu ontem a madrugada mais quente do ano, quando os termômetros chegaram a 22,8º C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar úmido que estava sobre o Estado na primeira quinzena do ano se desorganizou, se espalhando mais para o sul e região norte do sudeste. Porém, a massa voltou a se formar, a previsão é de que essa umidade cubra o Estado até quinta-feira, podendo causar temporais de verão.
De acordo com o meteorologista do Inmet, Marcelo Schneider, os 33,8º C registrados na última sexta-feira ultrapassaram então a temperatura mais alta já registrada esse ano, que foi de 33,6º C nos dias 24 (segunda-feira) e 27 (quinta-feira). Esse registro de sexta-feira ultrapassou o recorde de janeiro do ano passado e está próxima do recorde nos últimos anos, que foi de 34º C, registrado em janeiro de 2009. Depois de janeiro de 2009, o último recorde de calor foi em janeiro de 1984, quando Sorocaba registrou 36,4º C.
Para Schneider, a mínima registrada na madrugada de sexta para sábado, que foi 22,8º C, é a mais alta do ano. Até então a madrugada mais quente desse ano era do último dia 14, quando os termômetros chegaram a 22,2º C. Essas temperaturas da madrugada, adiantou o meteorologista, estão perto dos recordes da cidade também. Isso porque, no dia 5 de janeiro do ano passado houve uma noite com 23º C, mas a madrugada mais quente foi de janeiro de 2003, quando 23,9º C foram registrados.
Volta a chover
Para o meteorologista, a dispersão da massa úmida da primeira quinzena do mês para as altas temperaturas nas últimas semanas são naturais do verão e comumente ocorrem no mês de janeiro. Até por isso, adiantou, essa massa de ar úmido voltou a se forma em cima do Estado e abrange norte do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Devido o calor intenso registrado, ainda há possibilidade de queda de granizo.
Amanhã (hoje) o dia deve contar ainda com muitas nuvens, algumas aberturas de sol, porém ocorrem pancadas de chuva com trovoadas na maioria das regiões, que podem ser fortes em alguns pontos. O calor diminui um pouco de intensidade e oscila entre 30º C e 20º C, detalhou. Para amanhã e terça-feira, a previsão é de tempo instável, com muitas nuvens, aberturas de sol, mas ainda abafado, com pancadas de chuva com trovoadas.
Na pele
Devido o sol intenso que fez ontem durante o dia, muita gente aproveitou para se refrescar na Cachoeira da Chave e nas piscinas do Sesi, ambos em Votorantim. A orientadora de Lazer do Sesi, Flávia Oliveira, informou ontem que mais de 300 pessoas compareceram no recinto.
Ao lado do terminal de ônibus Santo Antônio, no estacionamento da antiga fábrica Cianê, o pastor Valdemiro Santiago - fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus - e a bispa Franciléia reuniram centenas de fiéis para um culto especial em pleno sol das 15h. Além de estar em pé, a multidão tentou se proteger com chapéus, sombrinhas e garrafas de águas vendidas no local. O fato chamou a atenção de vários usuários do sistema de transporte público, que também sofreram com o calor registrado ontem, que também esteve na casa dos 33º C.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.