Folha de Votorantim
Homicídios e roubos de veículo despencam; furtos, roubos e furtos de veículo cresceram
A onda de furtos de veículos que atormentou a cidade ano passado fez diferença nas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Levantamento divulgado pelo governo esta semana aponta que 2010 fechou com aumento de 27,5% em crimes desta modalidade, na comparação com 2009: 116 veículos furtados em 2009 e 148 em 2010.
Na comparação por trimestre, o aumento do furto de veículos fica ainda mais nítido. No quarto trimestre de 2010, foram 42 furtos de veículos. No mesmo período de 2009, foram 24. O número de roubos, em compensação, foi bem menor: 14 no último trimestre de 2009 e um em 2010.
O delegado titular do município, Carlos Augusto Marinho Martins, faz um adendo de que aproximadamente 50% dos veículos furtados são recuperados depois. O destino da maioria dos veículos furtados é o desmanche. As peças que interessam são retiradas e o veículo é abandonado na via pública, muitas vezes, sem muito além da carcaça.
É por causa da procura por peças de substituição que muitos veículos antigos são furtados. Mas há também casos de furtos ou roubos de veículos feitos a partir de “encomendas”. Para casos assim, é mais comum o furto de carros novos. No último dia 18, por exemplo, um VW Gol 1.0 novo (ano de fabricação 2010, modelo 2011), de cor preta, foi furtado no centro.
Em outubro do ano passado, dois homens foram presos em flagrante quando tentavam roubar um VW/Golf prata sob “encomenda”. Fabrício da Costa Cardoso e Flávio Henrique Aparecido de Souza, armados com um revólver e a bordo de um VW/Logus que furtaram para fazer o serviço, vieram de Sorocaba para buscar o Golf.
Primeiro assaltaram um rapaz na Vila Galli, mas o carro estava equipado de corta-combustível e parou. A dupla abandonou o veículo e arrumou outro, de mesmo modelo e cor, no Jardim Paraíso. Antes que conseguissem dar partida no veículo, policiais militares chegaram e os renderam.
Carlos Marinho explica que, quando um carro é furtado, é disparado um alerta para todas as viaturas da região imediatamente após a polícia ser comunicada. Depois de 24 horas, a queixa passa a constar no banco de dados do Estado.
Demais crimes
As estatísticas da SSP também apontam aumento no número de furtos e roubos. Foram 889 furtos em 2009 e 965 em 2010 (variação de 8,5%). O número de roubos registrados foram 205 em 2009 e 233 em 2010 (13,6%).
Já o número de homicídios dolosos e roubos de veículo tiveram impressionante queda em 2010. Em 2009, foram registrados 51 roubos de veículo; em 2010, 12 registros, o que resulta em variação de 76,4%. O número de homicídios caiu de 18 para seis.
Em 2010, houve um caso de assassinato que não foi incluído nas estatísticas da SSP - no total, portanto, foram sete homicídios. Isso porque o levantamento não leva em consideração os casos em que a vítima não morreu no local. Nesses casos, a ocorrência registrada é de “tentativa de homicídio”. Após a morte, é feito outro registro, de “confirmação de óbito”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.