Notícia publicada na edição de 26/03/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 003 do caderno C
A partir do segundo semestre, bairros da periferia de Votorantim passarão a receber a visita de jovens encarregados de reforçar, junto às famílias carentes, a importância dos livros. A cidade foi uma das que se inscreveram no programa "Agentes de Leitura", do Ministério da Cultura.
Na prática, eles difundirão o hábito lendo obras ao público visitado. O conceito do projeto, explica o secretário da Cultura do Município, Clayton Leme, parte do pressuposto de que o acesso aos livros deve ser universalizado.
Serão escolhidos, por meio de seleção pública, 22 jovens com idades entre 18 e 29 anos que receberão treinamento. A cada um será dada bolsa-auxílio no valor de R$ 350 por mês. Para implementar o programa, serão repassados à cidade pelo governo federal verba de R$ 190 mil.
O mapeamento das regiões atendidas ainda está em fase de elaboração, mas, o projeto vai priorizar os inscritos no bolsa-família. "Não é exatamente um recorte, já que, em não existindo pessoas cadastradas no bolsa-família no determinado local, outras também serão beneficiadas".
Quando saírem a campo, os agentes disporão de um kit, uniforme que os identificará e chegarão aos bairros de bicicleta. Antes, na fase de preparação, farão um curso com carga de 25 horas.
Clayton e a chefe da Divisão de Eventos da Secretaria, Edna Araújo, participaram em Brasília, de oficina promovida pela Secretaria de Articulação Institucional. Votorantim, conforme nota da Secretaria da Comunicação, foi o único município do interior paulista a integrar o grupo de 11 cidades e setes Estados brasileiros que irão oferecer oficinas para capacitação de agentes de leitura.
Para participar como agente, os candidatos precisam cumprir alguns requisitos, como ter completado o ensino médio e comprovar alguma afinidade com a leitura. Essas aptidões serão comprovadas em testes pelos quais os inscritos passarão. As inscrições ainda não foram abertas, o que deve acontecer nas próxima semanas.
Clayton Leme acrescenta que outro objetivo do programa é criar ambientes favoráveis à leitura nos bairros junto à comunidade, em reforço às atividades que são implantadas pelos Núcleos de Formação Continuada em Votorantim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.