Notícia publicada na edição de 26/03/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 008 do caderno A
Investimento foi anunciado no dia em que o rio Sorocaba ganhou limpeza
Por: ADIVAL B. PINTO
A cidade de Votorantim deve ganhar ainda este ano um parque integrado ao rio Sorocaba, em todo o trecho urbano. O projeto do Parque Beira Rio custará em torno de R$ 1 milhão aos cofres públicos e deve ser lançado no mês de abril. A informação foi divulgada pelo secretário do Meio Ambiente, Elzo Savella, durante a operação limpeza do rio, um ato simbólico em homenagem à Semana da Água e ao Dia do Rio Sorocaba, comemorado ontem em Votorantim. Participaram do ato cerca de trinta pessoas em onze embarcações: polícia ambiental, bombeiros, funcionários da Votoran, da Prefeitura e integrantes da organização não governamental Caturro Navegantes.
O secretário do Meio Ambiente explicou que o ato é realizado todos os anos, em homenagem ao rio Sorocaba e à represa Itupararanga, que tem seu dia comemorado em 22 de março, Dia da Água. A operação limpeza ocorre pelo terceiro ano consecutivo. No ano passado foram coletados cerca de 180 quilos de lixo no rio. Este ano o material recolhido deve ser trabalhado de forma didática, inclusive com exposições, adiantou ele. "São pneus, sacolas plásticas, garrafas pet, madeiras, entulhos e roupas em sua maioria", enumerou. Ele criticou a cultura de lançar "coisas" no rio e citou a importância de sua preservação.
Hábitos de jogar lixo pelas ruas também acabam por prejudicar o meio ambiente e a própria população. "Poluição difusa, em que o lixo de outras partes acabam nos rios, vindos das ruas e galerias". Savella informou que somente o trecho urbano do rio tem cerca de três quilômetros. Esporadicamente é feito o desassoreamento para evitar enchentes, além do trabalho no processo de despoluição e recomposição da mata ciliar.
Memorial e convívio
O Parque Beira Rio deve aproximar a população do rio Sorocaba, inicialmente desde a ponte do bairro da Chave até o limite com Sorocaba, na rodovia Raposo Tavares, de forma a integrar com o Parque Linear de Sorocaba. "As pessoas se afastaram do rio por causa do esgoto, da agressão que vem sofrendo há quarenta anos, mas a gente pretende resgatar isso", disse o secretário do Meio Ambiente. A iniciativa prevê paisagismo, ciclovias, pista de caminhada e até um Memorial da Água, instalado num prédio à margem do rio, de arquitetura redonda, vizinha à estação de tratamento de esgoto.
Savella explicou que o projeto do parque seria lançado este mês, mas alguns detalhes acabaram por adiar esse momento. Ele prevê a apresentação do projeto pronto no mês que vem. A partir daí haverá o processo burocrático que envolve licitação e contratação da empresa responsável, calculados em cerca de dois meses. O cronograma das obras deve durar quatro meses, acredita ele. "Até o final do ano teremos implantado o parque". No ano que vem o parque deve ser estendido a partir da ponte do bairro da Chave até a cachoeira da Chave, nome que deu origem à cidade, adiantou o secretário.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.