terça-feira, 29 de março de 2011

Vereador Heber propõe reciclagem de chapas de Raio - X


Boa parte dos munícipes, por falta de opção, descarta as chapas de Raio-X em lixo comum ou as deixa guardadas em suas residências; o vereador Heber Almeida Martins, por meio do requerimento nº 124/11 propôs uma alternativa para solucionar esta questão.


Em seu requerimento, o vereador cita que a chapa de Raio-X é grande poluidora do meio ambiente, pois contém metanol, amônia e metais pesados como o cromo, e, após a sua utilização, acaba carregando resíduos tóxicos, e, conforme estatísticas pode até contaminar o solo, a água e, consequentemente, o ser humano. "O nosso objetivo é impedir que, após a utilização, que essas chapas não fiquem guardadas por orientação médica, e que as mesmas não sejam simplesmente descartadas no meio ambiente e destinadas ao aterro sanitário", esclarece Heber.


Analisando o requerimento é possível observar em detalhes que mesmo que as chapas raio-X esteja ocupando lugar em armários e gavetas ou serem jogadas no lixo comum, levam décadas para se deteriorar. E a intenção apresentada pelo vereador é de que as velhas chapas sejam encaminhadas para a reciclagem, onde seriam feitas a extração desses metais pesados, mesmo que existente em pequena quantidade e, também seria feito o reaproveitamento do plástico. Sendo assim, os recursos também arrecadados poderiam ser revertidos para instituições assistenciais da cidade; e os pontos de coleta disponibilizados para a coletas dessas chapas poderiam ser os hospitais e os postos de saúde.


"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, já que é bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida; impondo-se, assim, ao Poder Público e à coletividade, o dever de defendê-lo e preservá-lo para a presente e as futuras gerações", finaliza Heber. 


Thalyta Lima
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim