sábado, 2 de abril de 2011

Blitze do projeto Moto Legal serão em Votorantim no dia 15

Notícia publicada na edição de 02/04/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A

As blitze do projeto Moto Legal - campanha de responsabilidade social da Cruzeiro FM e do jornal Cruzeiro do Sul - serão realizadas em Votorantim. A operação se encerra em Sorocaba no próximo dia 8; e dia 15 de abril está programada para ocorrer na cidade vizinha. A campanha nasceu do projeto Motorista Legal e tem como objetivo alertar, educar e incentivar os motociclistas a pilotarem com responsabilidade, ressalta o gestor de marketing da rádio, Ary Andrade. Em Sorocaba o trabalho é desenvolvido em oito etapas, às sextas-feiras. Até a manhã de ontem, em sete blitzes, a equipe distribuiu 2,5 mil kits (mochila modelo bag, folder com dicas de pilotagem defensiva, chaveiro-colar e adesivo).

 
O Moto Legal de Votorantim será realizado em quatro etapas e, provavelmente, deve repetir a operação numa das vias principais, a avenida 31 de Março, que terá blitz nos dois sentidos, adianta o gestor de marketing. "A gente quer privilegiar as duas mãos", destaca. De acordo com Andrade o Moto Legal de Sorocaba está sendo realizado em oito operações: avenidas Ipanema, Washington Luiz, Afonso Vergueiro, Juscelino Kubitschek, rua Sete de Setembro, avenidas Antonio Carlos Comitre e Armando Pannunzio. A última blitz será na sexta-feira que vem, dia 8, na rua São Bento, das 10h às 12h, em frente ao Sorocaba Clube.

 
A iniciativa tem apoio da Urbes e da Guarda Municipal (GM). As abordagens para orientação são feitas por GMs e agentes de trânsito, com a participação de monitores da Cruzeiro FM para a distribuição dos kits e a colocação dos adesivos. Andrade revela que a aceitação do projeto chegou a surpreender os envolvidos devido à pressa comum aos motociclistas, em especial os motoboys. "Param espontaneamente, inclusive pessoas que têm algum parente com moto", comenta. São distribuídas uma média de trezentos kits por operação. Entre as infrações mais comuns está a viseira aberta.

 
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), a viseira aberta sem óculos adequados (Equipamento de Proteção Individual, o chamado EPI) é considerada gravíssima e passível de multa de R$ 191,54, e 7 pontos na Carteira de Habilitação. Um inseto, seja numa velocidade mínima pode ser suficiente para provocar um acidente, observa Andrade. Outras infrações comuns são a modificação dos retrovisores e faróis apagados. No folder da operação existem dicas para pilotagem segura e defensiva. O sétimo item orienta não fazer ultrapassagens em pontes ou viadutos, e ficar atento às manchas de óleo na pista.

O projeto Moto Legal tem as colaborações da Urbes e da Prefeitura de Sorocaba, além do apoio do Colégio Objetivo, Natura, Farmamed Fórmulas, Caiuás Motos Honda, Fórci Motos Kawasaki Sorocaba, Companhia de Motoboy e Bel Despachante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim